Quase um terço da avalição de química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é composta de conteúdos da química orgânica, afirma o professor dos cursinhos Unificado e Gabarito Rodrigo Smidt.
Smidt ainda destaca três pontos que devem ser observados com atenção e revisados pelos alunos: identificação de funções orgânicas, química básica e cálculo estequiométrico. Esses temas são recorrentes e costumam abranger um número significativo de questões.
A dica de olhar provas anteriores segue valendo, porém com ressalva. Smidt lembra que, neste ano, a prova foi atípica, diferente das anteriores. Por isso, a sugestão é refazer algumas questões das avaliações anteriores. Outra sugestão é não estudar conteúdos novos com a proximidade das provas. O importante, segundo ele, é fixar o que já foi estudado durante o ano.
A prova da UFRGS costuma cobrar os conteúdos de forma contextualizada, a partir de problemas cotidianos. Por isso, o professor de química sugere que os alunos sublinhem ou destaquem as palavras que indicam o que será cobrado. Essa medida facilita a localização dos temas e, assim, a resolução das perguntas do concurso.
>>> Confira as questões comentadas por Smidt.