O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Confira abaixo a análise de professores dos cursos Unificado e Objetivo, de São Paulo, sobre os testes que abriram a maratona.
Química, por Luiz Ferrari (Unificado)
Tanto a prova - que evoluiu bastante - como nós, professores, mudamos. Hoje, enfocamos questões próximas daquilo que pede o exame. E o Enem também se aproxima do que as principais universidades federais pedem em seus vestibulares.
Questões que exigem cálculos lógicos, de ligação química e de química orgânica deram a tônica da prova, que elencou uma questão sobre reciclagem de alumínio, realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010, com procedimentos de oxirredução.
Física, por Ênio Kaufmann (Unificado)
Parece que o pessoal leu e aprendeu com a UFRGS! Qualquer questão colocada na prova deste sábado poderia aparecer no próximo vestibular da UFRGS. A evolução se deu, principalmente, em relação aos enunciados das questões.
O teste teve apenas duas falhas de revisão, a primeira, em uma questão que abordava o gotejamento, embora não invalide o raciocínio cobrado, e a segunda na questão 51, na qual há um erro que influi no resultado e que deve ser anulada.
História, por José Carlos Tamanquevis dos Santos (Unificado)
Das 45 questões de Ciências Humanas, 17 tratavam de História. Embasadas em textos de Literatura, livros clássicos e trabalhos acadêmicos de Biologia e Sociologia, as perguntas obrigaram os alunos a pensarem e relacionarem conteúdos.
A prova aliou atualidades a conteúdos conceituais, como em uma questão sobre o nazismo em que foi relacionado o Capitão América, personagem dos quadrinhos e do cinema. Também foram propostas questões sobre a crise econômica mundial e a intolerância racial em diversos lugares.
Geografia, por Tom Carvalho (Objetivo - São Paulo)
As 16 questões de Geografia foram as melhores de todas as edições do exame. Ao abordar temas e conceitos fundamentais à área, como ambiente, água, transgênicos e globalização, a prova propôs uma revisão ao aluno. O tema principal foi o campo brasileiro, que tem facilidade de se comunicar com as outras partes da disciplina.
O único problema foi o exagero na construção dos enunciados, que obrigavam os alunos a lerem as alternativas e a questão diversas vezes, atrasando a conclusão da prova.
Biologia, por Constantino Carnelos (Objetivo - São Paulo)
Questões mais claras que nas edições anteriores tornaram a prova de Biologia menos confusa. As 15 questões propostas são de conhecimento básico, isto é, ou o aluno ou sabia ou não sabia. Quase todas foram conceituais. Por exemplo: por que o pão cresce com o fermento? Porque produz gás carbônico, ou então, o aumento da obesidade predispõe que doença? O diabetes.
Ainda assim, o formato do Enem é muito desgastante, em virtude do tamanho da prova.
Saiba mais sobre as questões de Biologia.