A cinco dias do final das inscrições do concurso redAÇÃO ZH, veja o que você pode fazer para acertar o foco do seu texto. As dicas são da professora de redação Luisa Canella:
Entenda a pergunta
Este ano, o concurso pede que os alunos discorram sobre a seguinte pergunta: "O Brasil precisa de um programa de cotas raciais nas universidades? Por quê?". A questão é extremamente polêmica, ampla e complexa. O primeiro desafio é entender a pergunta.
Atenção ao tema
É preciso lembrar que o concurso não questiona a posição dos alunos em relação às cotas. A pergunta não é "Você é a favor do programa de cotas raciais?". Portanto, o texto deve discorrer sobre a necessidade ou não das cotas raciais no Brasil.
Leia antes
Antes de escrever, é interessante ler sobre o tema. Reportagens são uma boa fonte. Colha várias ideias para fazer um pré-rascunho.
Organize os argumentos
Uma dica é organizar uma lista de argumentos a favor e contra. A lista maior pode indicar o melhor caminho para a redação, já que, assim, o aluno terá munição suficiente para discorrer sobre o tema.
Armadilha
Como a temática abordada é próxima da vida dos vestibulandos, cuide para não ser emotivo demais.
Conclusão
É interessante se posicionar, argumentando. O aluno também pode optar por ficar em cima do muro, mas a conclusão não pode dizer, por exemplo, "cabe a cada um decidir o melhor a ser feito".
Raciocínio
Um texto coerente é um texto que se sustenta sozinho, no qual é possível enxergar uma linha de raciocínio.