Os campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre acolheram jovens, estudantes do Ensino Médio e vestibulandos neste sábado (24), em mais uma edição do UFRGS Portas Abertas. O evento, que ocorreu das 8h às 14h, busca oferecer às pessoas interessadas em ingressar na universidade um primeiro contato com os cursos desenvolvidos pela instituição e com o ambiente acadêmico, auxiliando na escolha profissional.
Nesta edição, foram oferecidas 945 atividades das 29 unidades acadêmicas. A ação foi realizada nos quatro campi da universidade na Capital.
No campus central da UFRGS, jovens sozinhos ou acompanhados dos pais visitavam os estandes dos cursos, curiosos e tirando dúvidas sobre as áreas de ensino e atividades com monitores. A psicóloga Eliane Soares, 58 anos, estava no local pela manhã junto da filha, Sofia Soares, 16, e de uma amiga da adolescente. Eliane afirma que eventos como esse ajudam os jovens nas escolhas do futuro:
— Acho que um evento como o UFRGS Portas Abertas dá uma dimensão para o estudante desse mundo que vem à frente e esclarece muitas dúvidas, porque eles começam a se identificar com algumas áreas, mas eles também não têm certeza de nada. Eles podem estar se interessando por algum curso e isso desperta uma paixão ainda maior ou, de repente, produz o interesse por outras áreas.
Sofia pretende cursar Relações Internacionais e participa do Portas Abertas pela segunda vez. Ela afirma que ficou mais tranquila após passar pelo evento:
— Quando eu vim aqui eles explicaram nas palestras como é o curso e isso me tranquilizou bastante, eu consegui entender como são as cadeiras e que não era um bicho de sete cabeças. Foi muito tranquilizante também conversar com os estudantes da área, porque eles te tranquilizam e dão dicas.
Atividades ao ar livre
No gramado próximo ao Observatório Astronômico, uma exposição com informações sobre planetas chamava a atenção dos visitantes. Placas informativas e miniaturas representando planetas do sistema solar, suspensos por cordões, davam o tom informativo e ilustrativo da área.
Monitores auxiliavam as pessoas que paravam no local, explicando detalhes sobre planetas e outros temas da astronomia. Enquanto aguardava a filha, de 18 anos, finalizar uma palestra na área do Direito, Luís Alfredo, 50, e o filho, Gustavo Marcelo Splett, 14, apreciavam a exposição.
O técnico em manutenção destacou a importância do Portas Abertas para o processo de familiarização da filha com o ambiente acadêmico e com a área que ela escolheu atuar. Já Gustavo curtiu algumas áreas visitadas junto do pai e da irmã:
— A gente passou por alguns cursos e achei interessante a área de engenharia, mecânica e elétrica. Foi essas que achei mais interessantes.
Eduardo Cardoso, pró-reitor de Extensão da UFRGS, afirmou que o evento deste ano superou as expectativas. Cardoso destacou a importância de aproximar as pessoas da universidade.
— O contato com os visitantes, com jovens, adultos e familiares que vêm junto é sempre fantástico. Poder mostrar a universidade não só para a formação e para a trajetória profissional e cidadã, mas também em todo o seu potencial transformador para a sociedade é realmente importante.
Até as 14h30min deste sábado, a UFRGS não tinha um balanço do número de pessoas que passaram pelos campi durante o evento. A estimativa inicial apontava para pelo menos 10 mil pessoas. No próximo dia 31 de agosto, o campus Litoral Norte terá uma edição separada do evento.