Para auxiliar vítimas da enchente com questões jurídicas, equipes do curso de Direito da UniRitter promovem um mutirão de atendimento gratuito neste sábado (22) em Canoas e Porto Alegre. Não há necessidade de cadastro prévio para receber a assistência, basta ir até os campi Canoas ou Fapa, com documentos como RG, CPF e CadÚnico em mãos.
Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h e das 13h às 16h. Além de orientações jurídicas gerais, como benefícios aos quais pessoas que tiveram suas casas atingidas têm direito, haverá assistência individualizada, com acompanhamento específico de cada caso.
“A expectativa é acolher as demandas diversas que possam ser trazidas em relação aos direitos que eles têm como pessoas atingidas pela catástrofe climática e aos direitos relacionados à dignidade na reconstrução de suas vidas”, explicou em nota Karina Fernandes, uma das coordenadoras do projeto UneDireitos, à frente da ação.
Além de alunos e professores da instituição, a Uniritter cadastra voluntários que queiram participar da iniciativa. Interessados em integrar o projeto devem entrar em contato pelo e-mail unedireitos@gmail.com.
Durante a ação, também será realizada uma campanha para arrecadar livros que serão destinados aos alunos do curso de Direito da instituição e que tiveram seus materiais danificados pela água da enchente.
Serviço Porto Alegre
- O quê: Assistência jurídica gratuita à comunidade atingida pela enchente
- Quando: sábado (22)
- Turnos: manhã (das 9h às 12h) e tarde (das 13h às 16h)
- Onde: UniRitter campus Fapa (Av. Manoel Elias, 2001 - Passo das Pedras, Porto Alegre)
- Informações: unedireitos@gmail.com
Serviço Canoas
- O quê: Assistência jurídica gratuita à comunidade atingida pela enchente
- Quando: sábado (22)
- Turnos: manhã (das 9h às 12h) e tarde (das 13h às 16h)
- Onde: UniRitter campus Canoas (R. Santos Dumont, 888 - Niterói, Canoas)
- Informações: unedireitos@gmail.com
Cartilha dos Direitos dos Abrigados
Com o intuito de esclarecer dúvidas das vítimas da enchente sobre os benefícios previstos, os professores Karina Flores e Vinicius Filipin elaboraram a Cartilha dos Direitos dos Abrigados. O material contém orientações e informações sobre como os benefícios podem ser acessados.