A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) lançaram, nesta quarta-feira (14), um hub de inovação que promete ser mais um espaço para conectar academia ao setor produtivo gaúcho.
A iniciativa irá aproximar a universidade às demandas dos setores produtivos de comércio, serviços, agronegócio e indústria, representados pela Federasul. A ideia é que a Unisinos ajude na criação de novos produtos, serviços ou iniciativas de inovação e empreendedorismo.
A medida deve beneficiar as 80 mil empresas gaúchas representadas pelas 170 associações comerciais e industriais que fazem parte da Federasul. Para a Unisinos, a iniciativa afetará pesquisadores e estudantes, que implementarão a teoria aprendida em sala de aula nos projetos práticos de inovação pensados para resolver problemas do mundo prático.
Na universidade, professores, pesquisadores e estudantes desenvolverão soluções de forma interdisciplinar. Cada projeto envolverá um representante do setor produtivo e professores, por vezes de diferentes áreas do conhecimento. O conhecimento acadêmico poderá identificar soluções que o setor produtivo não cogitou, por exemplo.
O centro não terá uma sede física específica: as ações de inovação ocorrerão na estrutura já existente da Unisinos, como o TecnoSinos, e da Federasul, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O primeiro resultado concreto está em curso: o desenvolvimento de uma plataforma no estilo LinkedIn para conectar as empresas associadas à Federasul.
O presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, cita a dificuldade do setor produtivo em encontrar mão de obra qualificada e como o mundo mudou após a pandemia - de forma a exigir uma atenção especial à inovação.
— Buscamos a Unisinos para trazer curadoria às ações que fazemos para gerar alternativas de geração de negócios. E também para que cada uma das nossas 180 afiliadas desenvolvam seus próprios centros de inovação e, assim, trazerem impacto às suas comunidades. Pode surgir, por exemplo, uma incubadora em cada associação — cita Cardoso.
A criação do centro, oficialmente chamado Hub de Inovação Federasul - Unisinos, é mais uma iniciativa para posicionar o Rio Grande do Sul como celeiro nacional de inovação e empreendedorismo, ao lado de articulações como o South Summit e o Pacto Pela Inovação, que reúne diversas universidades gaúchas.
— Quando o setor produtivo e as empresas nos procuram, os alunos aprendem. Isso incrementa o currículo e ajuda na implantação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Isso é importante para o Estado — afirma o reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci.