Carreata com caminhão de bombeiros, aplausos de um auditório lotado e placa de homenagem da prefeitura. Assim foram recebidos os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) que conquistaram o bronze no Campeonato Mundial de Robótica, na Tailândia. Mas o centro das atenções durante as homenagens na tarde quarta-feira (27) foi o robô Doris, de 1,60 m e 58 quilos. Com Doris, a equipe FBot ficou com a terceira colocação na categoria @Home da RoboCup 2022, que avalia protótipos de robôs domésticos.
Os estudantes foram recepcionados em um auditório da Furg, que estava lotado para um evento sobre inovação. Eles também foram presenteados com uma placa pelo prefeito da cidade, Fábio Branco (MDB). Na sequência, os estudantes e o robô foram levados em carreata pelas principais ruas da cidade em uma caminhonete dos Bombeiros. Cerca de 30 veículos acompanharam o trajeto.
A RoboCup ocorreu em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 11 e 17 de julho. A Furg foi representada pelos estudantes Jardel Dyonisio, Pedro Corçaque e João Francisco Lemos, da Engenharia da Automação, e pelo o engenheiro de computação Igor Maurell. A equipe completa tem cerca de 50 estudantes e parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A simpática Doris é um robô equipado com sensores e um braço mecânico usado para executar as tarefas domésticas, como levar o lixo para fora. O robô conta com um rosto arredondado e olhos brilhantes, capaz de expressar sentimentos. Seu nome é o acrônimo de “Domestic Robotic Intelligent System”.
— A gente não imaginava (que poderia estar no pódio). Sabíamos que o mundial tinha um nível muito elevado. Vimos equipes lá com estruturas e recursos maiores. Havia equipes com 20 pessoas. Chegamos lá para competir, montamos o robô e fomos vendo que era possível — relata Jardel Dyonisio.
A FBot foi a primeira equipe fora de São Paulo a se classificar para competir no mundial nesta categoria. No ano passado, o time rio-grandino ficou na segunda colocação dos campeonatos brasileiro e latino-americano de robótica.
O próximo objetivo da equipe é o Campeonato Brasileiro de Robótica, em São Paulo, daqui a dois meses.