Até o dia 20 de maio, professores gaúchos que estão vinculados à educação básica do Estado podem se inscrever no Desafio Nuvem de Educação Midiática, da Unisinos. Online e gratuito, o programa conta com duas oficinas virtuais, com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos, e visa a formação em educação midiática, passando por temas como letramento midiático e digital, redes sociais e discurso de ódio, fact-checking e desinformação. As inscrições podem ser feitas neste site.
Podem participar educadores de escolas públicas e privadas de todas as áreas de conhecimento no Ensino Fundamental e Médio. Desenvolvido pelo Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) da Unisinos, o programa conta com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, através do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre.
As oficinas serão realizadas nos dias 21 de maio e 11 de junho, sábados, das 10h às 12h, por meio da plataforma Zoom. Entre os palestrantes confirmados estão o jornalista e professor de História Raphael Kapa e a cientista da computação Nina da Hora.
Kapa é mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense, já atuou como repórter na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa, onde atualmente é coordenador de Educação, também é colunista no Canal Futura e na rádio Roquette Pinto. Nina é pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV (CTS-FGV), divulgadora científica e hacker antirracista. É, também, criadora de duas iniciativas de educação computacional, o Computação da Hora e o Ogunhê, e foi uma das jovens lideranças indicadas na lista da Forbes Under 30 em 2021.
Após as capacitações gratuitas, os professores poderão apresentar projetos para colocar os conhecimentos em prática em seus planos de ensino. Dez trabalhos serão selecionados para serem publicados em um e-book.