Um grupo de cerca de 30 estudantes protesta contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em frente ao Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), em Porto Alegre, prédio que será inaugurado pelo representante do governo federal, nesta segunda-feira (21). O protesto também tem como alvo o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Carlos Bulhões.
Segundo os estudantes, o ato critica cortes de R$ 800 milhões da educação e o desrespeito da Reitoria à decisão do Conselho Universitário de exigir comprovação de vacinação para acesso aos ambientes físicos da UFRGS.
Na última sexta(18), em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, a coordenadora do Fórum dos Diretores das Unidades Acadêmicas da UFRGS, Liliane Ferrari Giordani, afirmou que a maioria das direções de faculdades da UFRGS já decidiu que haverá exigências de apresentação do comprovante de vacinação para acesso de estudantes, professores, servidores e terceirizados aos espaços físicos da universidade.
Os diretores seguem a orientação do Conselho Universitário da UFRGS. A Reitoria, contudo, é contrária à decisão do Conselho.
Na pauta do ato, convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, também está a demanda por ampliação de auxílios para estudantes de baixa renda, a chamada assistência estudantil.
O ministro Milton Ribeiro está em Porto Alegre para inaugurar o novo prédio do ICBS, localizado na esquina da Avenida Ipiranga com a Ramiro Barcelos.