Os candidatos deram início às provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, às 13h30min deste domingo (21). Ao meio-dia, os portões foram abertos nos locais de aplicação do exame, e a entrada dos alunos foi encerrada às 13h. O término da aplicação regular deste domingo será às 19h.
Na PUCRS, os portões foram abertos pontualmente ao meio-dia, e o movimento de alunos era intenso. Alguns candidatos aproveitam os últimos minutos antes de iniciar a prova para se distrair.
A estudante Júlia Campos Kleber, 19 anos, que vai fazer o exame pela segunda vez, tenta ingressar no curso de Relações Internacionais. Ao longo do ano, ela fez cursinho e se preparou para a prova.
— Nos últimos dias, estava bem ansiosa. Mas diminuí um pouco o ritmo dos estudos, porque vi que estaria muito cansada hoje se continuasse. Aproveitei para descansar nos últimos dias e hoje estou mais tranquila — contou.
Acompanhada de duas amigas que também vão prestar o exame, a estudante Vitória Corbellini, 22 anos, tenta ingressar no sonhado curso de Veterinária. Neste domingo, ela revisava o conteúdo com as amigas antes de entrar na sala.
— Hoje estou tranquila, não estou tão nervosa. O problema é na semana que vem, que tem a prova de matemática — brinca.
Além do conteúdo do exame, Vitória lista outra dificuldade:
— É uma prova muita extensa, cansativa. Acho que é a pior parte. Mas precisamos tentar — opina.
Poucos minutos antes do início das provas, mãe e filho se despediam. Ambos irão prestar o exame pela segunda vez. Claudia Elena da Silva, 54 anos, tenta ingressar no curso de assistente social, e Nicholas Alexandre, 19, se divide entre os de Administração e Direito.
Dona de casa, ela conta que passou a estudar na pandemia, para incentivar o filho:
— Na quarentena, a gente acabou ficando mais em casa. Então falei para ele que ia estudar também, para estimulá-lo. Disse: "Se eu vou fazer, você também vai, vamos juntos". E hoje estamos aqui tentando.
Para a dona de casa, os planos já estão definidos: depois de terminar a faculdade, pretende tentar uma vaga em um concurso e atuar na área em Santa Catarina.
Primeiro dia de provas
Neste domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Cada prova objetiva contém 45 questões. A redação precisa ter no mínimo sete linhas e, no máximo, 30.
O segundo dia de provas será em 28 de novembro, no próximo domingo. Nesta data, serão aplicados os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. O tempo de aplicação será meia hora mais curto — começa às 13h30min e termina às 18h30min.
O uso de máscara será obrigatório durante toda a realização do exame. O acessório deverá cobrir totalmente o nariz e a boca. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), organizador do Enem, recomenda que os candidatos levem uma máscara extra, para trocar ao longo do dia.
Às 19h, assim que o dia de provas for concluído, GZH publicará um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. Nessa ferramenta, o participante poderá informar as opções que escolheu no caderno de questões e conferir se a resposta está correta. Na mesma parceria, GZH também publica um vídeo com os professores do curso corrigindo as provas ao vivo.