O primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no domingo (21). Assim como na edição de 2020, devido à pandemia, os candidatos devem ficar atentos aos protocolos de segurança que precisam ser seguidos durante a realização da prova, como uso obrigatório obrigatório de máscara nos locais de aplicação, por exemplo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional (Inep), responsável pela realização do Enem, prevê algumas medidas de segurança, dispostas tanto no edital do Enem quanto na cartilha de prevenção à covid-19 nos exames feitos pelo órgão, e GZH destaca as principais delas, que os candidatos devem saber antes de ir à prova. Confira abaixo.
Sintomas
Caso o candidato apresente sintomas relacionados à covid-19 na semana que antecede a aplicação do exame ou durante a véspera, o Inep recomenda que não se compareça ao local de prova e que a reaplicação seja solicitada na Página do Participante. No site, é preciso inserir um documento que comprove a condição de saúde, o qual será analisado pelo órgão realizador da prova.
Uso de máscaras
Dentro dos espaços de aplicação do Enem, os estudantes devem permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. De acordo com o edital, a máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, correndo risco de desclassificação em caso de uso inadequado. O Inep recomenda que os candidatos que assim puderem levem outra máscara de reserva, para realizar a troca durante a prova.
O documento ainda prevê que o participante deve retirar a máscara no momento da identificação. Nesse momento, não se deve tocar a parte frontal do acessório, seguido da higienização das mãos com álcool gel. Também é permitida a retirada por um momento restrito para tomar água ou consumir algum alimento.
De acordo com a lei 14.019, de 2020, citada no edital do Enem, o uso é dispensado para pessoas com transtorno de espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da máscara.
Distanciamento social
Tanto na abertura dos portões, nos corredores, nas filas para entrada nas salas ou nos banheiros, é necessário manter o distanciamento de 1,5 metro entre os demais participantes e com a equipe de aplicação.
De acordo com o Inep, todas as salas de aula estarão dispostas de forma que garanta a distância necessária entre os candidatos.
Contato e higienização
Os candidatos podem levar um frasco de álcool gel e em todas as salas de aplicação o produto será disponibilizado. Quem desejar também pode usar luvas, transparentes ou semitransparentes, durante a realização das provas. Tanto os frascos de álcool gel quanto as luvas serão vistoriadas pelos fiscais antes do início do exame.
O Inep ressalta que as provas estão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano a, no mínimo, três meses da aplicação, portanto, não oferecem risco de contaminação por contato. O chefe de sala também deverá higienizar as mãos com álcool em gel antes da distribuição das provas.