Além da temida redação, os 3.109.762 de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terão quatro cadernos de questões a serem respondidas. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha. As versões impressa e digital das provas de 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 deste mês.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração. Na segunda data, os candidatos terão cinco horas para responderem as questões das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
GZH ouviu professores do Me Salva! e do Unificado para saber o que os candidatos devem ainda revisar e o que pode ser mais recorrente nas provas. Confira as dicas, abaixo:
PORTUGUÊS
Tiago Martins -professor De Linguagens - Me Salva!
"É imprescindível saber funções da linguagem. Cai anualmente e são muitas questões por prova. Um segundo ponto é que os estudantes se dediquem a ler poesia. Não necessariamente estudar períodos da história da poesia. É o gênero textual que mais tem aparecido na prova de Linguagens nos últimos dez anos e é um gênero com o qual os estudantes têm pouquíssima familiaridade.
Sugestões de poetas: Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, que apareceu nas últimas provas e escreveu, entre tantos, um livro muito importante chamado A Rosa do Povo. Confira também em Paulo Leminski e a poeta contemporânea Ana Martins Marques. De Portugal, não deixe de ler Fernando Pessoa".
ATENÇÃO!
Revise as tendências da literatura brasileira que têm como tema a violência e o autoritarismo históricos na nossa sociedade. Retome a literatura realista e a crítica social que fazia a literatura pré-modernista, a segunda fase do modernismo com o Romance de 30 (autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Raquel de Queiróz e José Lins do Rego). Repasse ainda as produções contemporâneas da literatura brasileira, como a poesia concreta e a da Geração Mimeógrafo.
DICA
O racismo é um tema que segue no debate. Vale conferir os escritores Jeferson Tenório, que lançou o livro O Avesso da Pele, e Jorge de Lima, que escreveu Poemas Negros.
HISTÓRIA
Thiago Scott - professor de História - Unificado
"Há uma competência (avaliada na prova) que trata sobre cultura e identidade cultural. Ela envolve discussões sobre culturas indígenas e afro-brasileira, respeito às diferenças e a trajetória da história cultural, envolvendo o período colonial. Há uma habilidade que fala sobre associar manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. Então, (podem aparecer) questões da cultura brasileira, como o Carnaval, a capoeira e a gastronomia, por exemplo, na perspectiva histórica.
ATENÇÃO!
Como a prova do Enem é feita com base em um banco nacional do Inep, com questões que passam por dez etapas de elaboração, são poucas as chances de surgir um tema inesperado ou que ocorreu neste ano. Difícil ter algo envolvendo a saída dos Estados Unidos do Afeganistão, por exemplo. Mas é importante estar ligado nos temas maiores: cultura, identidade cultural, cidadania, democracia, direitos humanos e trechos de leis.
DICA
Tenha cuidado com o vocabulário, leia com atenção o enunciado da questão tenha em mente que a resposta precisa ter conexão com o texto base. Diferentemente de outras provas, o Enem não tem enunciado tradicional, que pede algo direto, como "marque a resposta correta". Sempre pede que faça uma associação, uma comparação. Por isso, é importante ter um domínio amplo de vocabulário.
FÍSICA
Enio Kaufmann - Professor de Física - Unificado
"O Enem procura se conectar com o mundo em que vivemos. Por isso, terá questões sobre energia e sobre movimentos ondulatórios."
ATENÇÃO!
O Enem tem uma forma peculiar de apresentar as questões. Elas são mais contextualizadas para que os alunos possam associar os conceitos de física à realidade. Vai além das fórmulas. É preciso saber interpretar a questão.
DICA
Certamente, terá questões sobre geração de energia elétrica por variação de fluxo magnético. Dedique os últimos dias para treinar a redação, que é prova única.
GEOGRAFIA
Professor Maurinto Reis - professor de Geografia e Humanas - Unificado
"A competência 1 (de Ciências Humanas e Suas Tecnologias) fala sobre cultura e identidade: abordará produção de memória, as versões da história narrada e a preservação do patrimônio material e imaterial. A competência 2 pede para falar sobre a compreensão da transformação dos espaços geográficos a partir de relações internacionais: terá cartografia, migrações e enfrentamentos de problemas de ordem econômica e social, reconhecimento de movimentos sociais e a importância da coletividade na transformação da história da geografia. A competência 3 fala sobre instituições sociais e o quanto são artificiais: o papel da Justiça nas sociedades, movimentos sociais que provocaram rupturas, como as revoluções burguesas e socialistas. A competência 4 pede para entender as transformações técnicas e tecnológicas e o impacto na produção do conhecimento: ao mesmo tempo que falará da automação, abordará o desemprego estrutural e poderá, por exemplo, comparar agronegócio com agricultura familiar."
ATENÇÃO!
O professor aponta, porém, a competência 5 como o norte do Enem, que exige que o aluno pense e use os conhecimentos históricos para construir uma sociedade mais cidadã e, consequentemente, mais democrática. Para finalizar, a competência 6 fala sobre a relação da sociedade com a natureza, transitando por questões ambientais e por geografia física.
DICA
A prova do Enem não cobra o conteúdo por si só. Ela é baseada em competências e habilidades. Então, leia o edital.
BIOLOGIA
Bruno Correia - professor de Biologia do Me Salva!
"O primeiro tópico é a Ecologia, que é a área que mais tem questões na prova de Ciências da Natureza. Tanto numa perspectiva que fala sobre a relação dos seres vivos entre si, em relação à cadeias alimentares, as relações ecológicas (competição, mutualismo, protocooperação, etc...), mas também aos ciclos biogeoquímicos. Este assunto agrega Biologia, Química e Física. Pode falar sobre o ciclo do carbono e os impactos ambientais, sobre a acidificação dos oceanos, ou o ciclo do nitrogênio e a relação com a agricultura. Outro tema é a biotecnologia - a produção de alimentos transgênicos e uso da transgenia na medicina para produzir terapias".
ATENÇÃO!
O Enem tem abordado a questão do DNA, não só em termos de genética, mas de avanço do conhecimento biológico em que esta molécula está inserida. É preciso revisar também questões relacionadas ao metabolismo energético (fotossíntese a respiração). Um assunto presente no ano passado foi a gestão dos resíduos e os impactos que o ser humano causa ao ambiente.
DICA
O grande fio condutor do Enem é a perspectiva evolutiva. A evolução deve ser pano de fundo dos estudos, compreendendo as adaptações dos seres vivos ao ambiente em que eles vivem. O Enem vai querer saber dos estudantes é se eles conseguem identificar qual é a vantagem evolutiva que determinada características está conferindo a um ser vivo.
SOCIOLOGIA
Evandro Machado Luciano - professor de Sociologia do Me Salva! e psicanalista
"Costumamos pensar a prova de Sociologia como um somatório de vários debates. Um dos temas que estão mais presentes é o papel exercido pelos movimentos sociais. Sua relação com o Estado e com as discussões em voga são uma aposta para este ano. Também não podemos esquecer que a prova costuma abordar o trabalho e as transformações tecnológicas que impactam nas formulações e reformulações de técnicas de trabalho. Na atualidade, podemos citar os aplicativos que transformaram nossas relações de produção. E, por fim, devemos dar atenção às dinâmicas políticas e suas construções contemporâneas: os debates ao redor do conceito de democracia, as contradições de certos regimes contemporâneos e recentes e outras problemáticas oriundas da relação cidadão x estado".
ATENÇÃO!
Estamos apostando em uma virada decolonial na prova de sociologia. Recentemente, nomes como Lélia Gonzalez entraram em discussão: sociólogas que foram deixadas de lado por muito tempo voltaram com força a partir de uma leitura menos eurocentrada. Os fenômenos políticos de 2020 (como a efervescência dos movimentos negros e antifascistas) movimentaram a academia e isso tende a provocar leituras mais afro-americanizadas em espaços como os da prova do Enem.
DICA
Respire, hidrate-se e mantenha o foco naquilo que foi estudado. Nesta reta final, não vale a pena buscar novas informações, assistir aulas do zero ou construir um cronograma muito intenso. A hora é de revisão e resolução de exercícios, para pegar ritmo e colocar em prática a produção de conhecimento que foi construída ao longo da trajetória de cada estudante.
MATEMÁTICA
André Corleta, professor de matemática do Me Salva!
"O grande queridinho do Enem é razão e proporção, onde entram temas como regra de três, escalas, porcentagens e interpretações de gráficos. São, praticamente, 15 questões da prova ao redor destes tópicos".
ATENÇÃO!
Sempre há espaço para questões sobre geometria plana e espacial.
DICA
Outros conteúdos que caem, como estatísticas, análise combinatória e probabilidade. E, em menor quantidade, funções trigonométricas e logaritmos exponenciais.
QUÍMICA
Flávia Maggioni Bernardi, professora de Química do Me Salva!
"Os conteúdos que devem ser revisados são em química ambiental, o efeito estufa e o aquecimento global, a chuva ácida, a acidificação dos oceanos, as fontes de energia, lixo, petróleo e plásticos. Em química orgânica, a classificação do carbono e das cadeias carbônicas, a nomenclatura básica, funções orgânicas, isomeria e reações. Em sistemas materiais, os fenômenos físico-químicos, a separação de misturas, polaridade e densidade. Em reações inorgânicas, conferir neutralização (ácido-base) e oxirredução. Também vale revisar estequiometria e soluções e termoquímica e eletroquímica".
ATENÇÃO!
Com a pandemia do coronavírus, pode cair alguma questão relacionada ao álcool 70. O álcool que utilizamos em solução ou em gel para matar o vírus é um composto orgânico conhecido como álcool etílico, mas seu nome oficial é etanol, o mesmo usado como combustível nos carros.
DICA
Apesar de o Enem não fornecer a Tabela Periódica, não é necessário decorá-la. Todos os dados necessários que se pode tirar dela, a própria questão fornecerá.