O município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, retoma a partir desta segunda-feira (7) as aulas presenciais nas escolas. Em um primeiro momento, são esperados os alunos da Educação Infantil da rede municipal. Canoas possui 40 escolas nessa modalidade, e cerca de 5,3 mil alunos, segundo a Secretaria da Educação. A secretária da Educação de Canoas, Sônia Maria Oliveira da Rosa, ressalta que cabe aos pais ou responsáveis decidir se levarão as crianças às escolas.
— Nós fizemos uma checagem em todas as escolas, para garantir que os todos os planos de contingência estão adequados. O poder público oferece, mas os pais ainda podem escolher se as crianças retornam ou não para as aulas presenciais. Ele também se compromete, uma vez que a criança não participe na escola, de que ela participe de forma remota — afirma a secretária.
Para os alunos 1⁰ ano ao 5⁰ ano do Ensino Fundamental, o retorno é esperado para o próximo dia 14. Do 6⁰ ao 9⁰ ano, a volta será no dia 21 de junho. No Ensino Fundamental, Canoas possui 44 escolas, sendo cerca de 26 mil alunos.
Segundo a secretária, os protocolos sanitários foram checados em todas as escolas. A prefeitura de Canoas começou a vacinar os professores e funcionários de escolas de Educação Infantil contra o coronavírus na primeira quinzena de maio.