A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) confirmou a abertura das inscrições para o vestibular 2021, em edital publicado nesta sexta-feira (14). Em razão da pandemia, a instituição decidiu não realizar provas nesta edição e, portanto, vai utilizar as notas dos últimos quatro anos do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos.
O prazo se inicia à 0h da próxima segunda-feira (17) e vai até as 23h59min de 30 de maio pelo site da universidade. Para o primeiro semestre de 2021, a UFRGS vai oferecer 2.562 vagas aos estudantes para 82 cursos.
A taxa de inscrição será de R$ 40 e deverá ser paga até 31 de maio. O resultado preliminar da seleção será divulgado até 19 de junho. O listão final dos aprovados será publicado até 23 de junho.
A seleção para as 2.562 vagas disponíveis neste semestre será feita com base nas notas obtidas pelos candidatos nos últimos quatro Enem (2017, 2018, 2019 e 2020) ou dos últimos quatro concursos vestibulares (2017, 2018, 2019 e 2020). Apenas os concorrentes ao curso de Música deverão prestar provas adicionais de habilitação, porém, elas também vão ocorrer de forma remota – por meio de submissão de arquivos e links para vídeos, no período de 2 a 4 de junho.
O curso com a maior oferta de vagas é Letras (licenciatura), com 94, seguido de Ciências Sociais (noturno), com 70. Neste semestre, não há vagas para o curso de Engenharia Hídrica.
Como será a seleção?
A UFRGS vai usar as notas dos últimos quatro concursos do Enem ou dos últimos quatro vestibulares dos candidatos inscritos no processo seletivo. A partir delas, serão calculados índices de concorrência (ICs). O IC final de cada candidato será o maior entre os oito índices possíveis.
Para obter as notas do Enem, a UFRGS as buscará junto ao Ministério da Educação (MEC). Será calculada uma nota de concorrência para cada edição do Exame que o candidato participou. Já as notas do vestibular passarão por método semelhante: com base nos escores anteriores, serão calculados argumentos de concorrência de cada ano, ajustados ao atual curso pretendido.
Estudantes que nunca prestaram provas não poderão concorrer nesta edição. Para a entrada no segundo semestre do ano letivo de 2021, com previsão de início em janeiro de 2022, a UFRGS planeja realizar um vestibular presencial, se a pandemia melhorar, ou manter o método de uso de notas das provas passadas.
Inscrições
- Como fazer: pelo site ufrgs.br/coperse/ps20211
- Data: de 17 a 30 de maio
- Taxa: R$ 40, a ser paga até 31 de maio