O segundo dia de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será neste domingo (7), abordando questões de Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, 96.086 pessoas se inscreveram para esta nova modalidade, mas a suspensão das provas no Amazonas, causada pelo agravamento da pandemia de coronavírus, reduziu esse número para 93.217 inscritos em 104 cidades brasileiras.
O exame digital está sendo aplicado em formato piloto para um número reduzido de participantes, mas poderá ser usado para concorrer a vagas no Ensino Superior. Embora as avaliações sejam feitas por computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta e utilizar máscara de proteção durante todo o período.
Confira, abaixo, como será a aplicação das provas, os horários de abertura e fechamento dos portões, os itens obrigatórios e demais recomendações:
Datas
- 7 de fevereiro: prova de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- 8 a 12 de fevereiro: prazo para solicitação de reaplicação do exame
- 23 e 24 de fevereiro: reaplicação das provas
Abertura e fechamento dos portões
Como medida de segurança em decorrência da pandemia de covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a abertura dos portões dos locais de prova: a partir das 11h30min (horário de Brasília), os participantes já poderão acessar as instituições aplicadoras.
Confira os horários:
- 11h30min: abertura dos portões
- 13h: fechamento dos portões
- 13h30min: início das provas
- 18h30min: término das provas do segundo dia
Aplicação do Enem digital
O Enem digital seguirá os mesmos horários da versão impressa. A diferença é que a prova será feita em computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. Os candidatos também receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.
Para garantir a segurança, os participantes receberão, no dia da prova, um código que precisarão digitar na tela antes de começar o exame e também quando finalizarem as avaliações. Os computadores só terão acesso às provas, sendo assim, os candidatos não poderão acessar a internet ou a calculadora, por exemplo.
Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões — que devem ser diferentes daquelas do Enem impresso — e será possível clicar naquela que o participante deseja acessar. Além disso, o sistema permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas.
O que se deve levar
Entre os itens obrigatórios, estão: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; documento de identificação com foto, original e válido; máscaras de proteção contra a covid-19.
Documentos aceitos:
- Cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
O Inep também aconselha que os estudantes estejam com o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento (caso precise justificá-lo no exame) impressos no dia da prova. Os dois documentos estão disponíveis na Página do Participante.
O que pode levar
Haverá álcool gel disponível em todas as salas de aula, mas os participantes que preferirem podem levar seu próprio produto, além de máscaras extras para trocar durante o período de prova. Lanche e água também serão permitidos.
Orientações do Inep
- Verifique, com antecedência, a confirmação de sua inscrição e o local onde as provas serão realizadas. Esse item pode ser conferido na Página do Participante ou no aplicativo oficial do Enem.
- Chegue ao local das provas às 11h30min, conforme horário oficial de Brasília.
- Apresente-se na porta de sua sala de avaliação, com máscara, até as 13h para procedimentos de identificação, respeitando o distanciamento entre as pessoas.
- Guarde em envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de provas, a declaração de comparecimento impressa (que deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala, caso necessite comprovar sua presença no exame), o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados.
- Bloqueie a tela do computador antes de se ausentar da sala, durante a aplicação.
- Inicie as provas somente após a autorização do aplicador, leia e confira todas as informações contidas no sistema de prova, na Folha de Rascunho e nos demais documentos do exame.
- Anote a assinatura eletrônica apresentada pela plataforma de prova ao finalizar a avaliação.
- Reporte-se ao aplicador da sala no caso de qualquer ocorrência em relação ao sistema de prova e aos documentos do exame, para que sejam tomadas as providências.
- Finalize o sistema de prova e entregue ao aplicador a folha de rascunho ao deixar em definitivo a sala de provas.
Enem na pandemia
- As escolas e o mobiliário serão higienizados antes das provas e organizados para garantir o distanciamento adequado.
- Os estudantes devem utilizar a máscara corretamente – cobrindo o nariz e a boca – desde a entrada no local de provas até a saída, após o término da avaliação.
- Só será permitido tirar a máscara no momento da identificação e para comer, beber ou trocá-la. Nesse momento, não se deve tocar na parte frontal da máscara e, em seguida, é preciso higienizar as mãos com álcool gel próprio ou fornecido pelo aplicador.
- O descarte de máscaras deve ser feito pelo participante de forma segura nas lixeiras do local de provas.
- Quem for infectado pela covid-19 pode solicitar a reaplicação do exame. Para isso, é necessário comunicar o diagnóstico positivo até um dia antes da aplicação da prova pela Página do Participante, na qual também deve ser anexado o laudo médico. Se os sintomas surgirem no dia da prova, o relato deve ser feito pelo telefone 0800 61 61 61.
Reaplicação
Os participantes afetados por problemas logísticos durante os dias de provas do Enem digital poderão solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser realizado na Página do Participante de 8 a 12 de fevereiro – o resultado da solicitação poderá ser conferido no mesmo site. Os casos serão julgados individualmente pelo Inep, que reaplicará o exame em 23 e 24 de fevereiro.
São considerados problemas logísticos para fins de reaplicação fatores "supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior", como: desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação por parte do aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.
Divulgação das provas
De acordo com Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, os cadernos de provas do Enem digital serão divulgados logo após o fim das aplicações, em 7 de fevereiro, no site do instituto. Ao contrário do Enem impresso, os participantes não poderão levar os cadernos de prova para casa. No entanto, podem anotar as respostas na folha de rascunho.
Cronograma
Os gabaritos oficiais das provas objetivas da versão digital serão divulgados pelo Inep – neste site e no aplicativo do Enem – até 10 de fevereiro. Já a divulgação dos resultados individuais está prevista para 29 de março, na Página do Participante.
- Gabaritos oficiais: 10 de fevereiro
- Resultados: 29 de março