Estudantes de todo o país fazem, neste domingo (24), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os portões foram fechados às 13h e as provas iniciam às 13h30min. Em Porto Alegre, a movimentação foi tranquila durante a abertura dos acessos, conforme registrado pela reportagem na entrada da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), um dos principais locais de provas na Capital.
Por garantia, dezenas de candidatos se anteciparam e chegaram à PUCRS antes mesmo das 11h30min, horário previsto para a abertura dos portões. Quem chegou ao local recebeu sachês de álcool gel e instruções sobre como proceder durante o Enem.
Nas calçadas de acesso até os blocos das salas, a instituição reforçou as recomendações sanitárias em placas informativas. Alguns participantes foram vistos adentrando o local sem máscaras, mas logo em seguida eram abordados e orientados por funcionários da universidade a usarem o acessório, fundamental para a proteção nas provas em meio à pandemia.
No pátio da PUCRS, antes do fechamento dos portões, também houve um protesto silencioso. Com uma faixa próxima ao portão principal de entrada, representantes de um movimento integrante da União Nacional dos Estudantes criticavam os cortes nas universidades públicas e pediam a saída do presidente Jair Bolsonaro do poder.
Por volta das 12h20min, outro local de prova registrava um movimento maior. Muitos estudantes, usando máscaras, se reuniam para colocar a conversa em dia antes do início das provas na Escola Estadual Sarmento Leite, no bairro Cristo Redentor.
Ao todo, estão inscritos 245.877 candidatos do Rio Grande do Sul no Enem 2020. No domingo passado (17), 118.311 deles realizaram as provas - menos da metade. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 127.566 não participaram, com isso, a abstenção ficou em 51,9%.
Provas
Neste domingo, os participantes fazem as provas de matemática e de ciências da natureza, com 45 questões cada. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões. O encerramento ocorre às 18h30min.
Por causa da pandemia do coronavírus, a recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência e que seja mantido o distanciamento entre as pessoas, mesmo fora dos locais de aplicação das provas. Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas não deverá comparecer ao local de prova: a orientação é entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esses estudantes terão direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A partir desta segunda (25), eles podem fazer o pedido na Página do Participante.
No último domingo (17), os candidatos fizeram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Encerrada a aplicação do Enem impresso, o gabarito das provas objetivas deverá ser divulgado até quarta-feira (27) e, as notas finais, no dia 29 de março. Com as notas em mãos, os estudantes podem pleitear uma vaga no Ensino Superior.