A partir da próxima segunda-feira (25), os participantes afetados por problemas logísticos durante os dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão solicitar reaplicação. O pedido deve ser realizado na Página do Participante até 29 de janeiro — o resultado da solicitação poderá ser conferido no mesmo site.
Os casos serão julgados individualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que reaplicará o exame em 23 e 24 de fevereiro. De acordo com um balanço divulgado pelo Inep no domingo (17), o primeiro dia de provas ocorreu "sem incidentes consideráveis", com um total de 69 ocorrências registradas — sendo duas emergências médicas, um desabastecimento de água, 60 interrupções temporárias de energia elétrica, quatro questões relacionadas à infraestrutura do local de prova e duas referentes à segurança pública.
Conforme o edital do Enem 2020, são considerados problemas logísticos para fins de reaplicação fatores "supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior", como: desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação por parte do aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.
Caso se enquadre em alguma dessas situações, o participante deve solicitar apenas a reaplicação das provas realizadas no dia em que se sentiu prejudicado. Ou seja, mesmo que tenha sofrido com questões logísticas no primeiro dia de aplicação, o estudante poderá realizar normalmente as provas de Matemática e de Ciências da Natureza, agendadas para o próximo domingo (24).