Além da prova individual de Matemática, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, no próximo domingo (24), testará o conhecimento dos participantes sobre a área de Ciências da Natureza. Para estar preparado para essa avaliação, os estudantes precisarão revisar os conteúdos das disciplinas de química, física e biologia que mais aparecem no exame.
De acordo com um levantamento realizado anualmente desde 2014 pelo pré-vestibular Fleming Medicina, com base no mapeamento das edições dos últimos seis anos de Enem, há nove temas com incidência constante na prova de Ciências da Natureza:
- Química inorgânica e físico-química – 22%
- Termologia, ondulatória e óptica – 14%
- Química orgânica e bioquímica – 12%
- Citologia, genética e evolução – 10%
- Ecologia, epidemiologia e saúde humana – 9%
- Mecânica – 9%
- Eletricidade e radioatividade – 9%
- Seres vivos, fisiologia, biotecnologia e imunologia – 8%
- Questões transdisciplinares – 7%
Essa avaliação costuma abordar os conteúdos de forma bem dividida, tendo, em média, 15 questões referentes a cada uma das três disciplinas, afirma Bruno Fonini, professor de física do Colégio Unificado. Ele sinaliza, no entanto, que a contagem pode variar e que algumas perguntas podem ser multidisciplinares, contemplando química e física, por exemplo.
— Assim como todo o Enem, essa prova procura trazer contextualização com situações do cotidiano. Então, coisas que vemos nos jornais e que usamos no nosso dia a dia sempre vão dar um contexto para a questão e, a partir disso, o aluno vai ter que analisar as informações e chegar na resposta certa, às vezes precisando fazer algum cálculo ou relacionar com algum conteúdo específico — comenta.
Entre os assuntos mais abordados de física, Fonini cita a ondulatória, em que o aluno pode ter que fazer cálculos para encontrar o comprimento de onda e conhecer fenômenos ondulatórios, por exemplo. Há também a eletrodinâmica, que pode incluir cálculo da resistência equivalente de circuitos, corrente elétrica, tensão ou potência, além da calorimetria e da cinemática.
O exame costuma abordar ainda questões de mecânica e energia. Nesse caso, é importante que o estudante conheça o princípio de funcionamento de usinas que geram energia, assim como quais são as características do local onde essas usinas são instaladas e quais os impactos ambientais dessa geração de energia.
A biologia no Enem
Segundo Sandro Rech, professor de biologia do Colégio Unificado, a prova de Ciências da Natureza pode ser considerada de nível médio, não muito difícil. Ele enfatiza, entretanto, que algumas questões têm se apresentado cada vez mais conteudistas, cobrando conhecimentos de forma aprofundada do aluno.
Na parte de biologia, o conteúdo que mais aparece é ecologia. Rech afirma que dentro desse tema é comum haver perguntas sobre biorremediação, como problemas que podem ser resolvidos com alguma nova tecnologia:
— Também é comum fazer uma relação da ecologia com questões de agricultura e outras atividades econômicas, principalmente quando falam de fenômenos como eutrofização, que tenham a ver com ciclo do nitrogênio ou excesso de fertilizante nas lavouras.
Citologia, fisiologia botânica e evolução são outros temas recorrentes. Para o professor, parasitologia é um assunto que pode ser cobrado com mais contundência neste ano. Ele ressalta que costumam aparecer questões sobre determinadas doenças e parasitas, bem como que tipo de medida se pode tomar para diminuir casos de contágio.
— Todo ano cai uma questão de biotecnologia sobre exame de paternidade ou reconhecimento de DNA em uma cena de crime, mas eu estou apostando que este ano, em função da pandemia, teremos uma questão falando sobre a biotecnologia dos imunizantes, das vacinas — supõe.
A química no Enem
Para o professor de química do Colégio Unificado Erick Viana, a tentativa de contextualização das questões da prova de Ciências da Natureza muitas vezes acaba confundindo os participantes, que têm maior dificuldade para identificar qual ênfase a questão está dando. Por isso, é preciso que os alunos prestem bastante atenção no texto que antecede à pergunta:
— Existem várias questões em que as alternativas estão certas dentro dela mesma, só que não faz relação com o texto. Então, o texto é soberano, a gente tem que se apegar ao texto, tem que saber para o que o texto está dando ênfase.
Em relação aos temas mais frequentes da química, Viana relata que a separação de misturas é um conteúdo importante que os alunos devem avaliar, principalmente levando em consideração os aspectos ambientais, como tratamento de água ou poluição. Além disso, sinaliza a relevância de uma leitura sobre modelos atômicos e ligações químicas — os tipos de ligações e as conexões intramoleculares.
— A química orgânica em si tem uma distribuição em cerca de um terço da prova, só que a reação orgânica é mais complexa. Mas, mesmo assim, é interessante que o aluno faça uma leitura sobre as propriedades físicas dos compostos orgânicos, molares, apolares, e as nomenclaturas paralelas, como hidrofílico e hidrofóbico — salienta.
Já no conteúdo de físico-química, uma área mais complexa que envolve uma interpretação física juntamente a uma reação química, o participante pode revisar a termoquímica e a eletroquímica.
Interpretação é a peça chave
O professor Sandro Rech diz que muitas vezes a chave para resolver a questão não é o conhecimento em si, e sim a interpretação do texto anterior, sobretudo em perguntas em que o estudante fica em dúvida entre duas ou três alternativas muito parecidas.
— Às vezes, há três alternativas que não têm erro conceitual, mas somente uma delas responde àquele texto que tinha que ser interpretado no início da questão. Às vezes é uma palavrinha que vai definir a pergunta, então tem que interpretar com bastante cuidado e calma — orienta.
O mesmo serve para questões com gráfico e tabelas, que costumam deixar os alunos nervosos:
— Em 90% das vezes que têm este tipo de questão, a resposta está no gráfico ou na tabela. Então, é preciso ficar calmo para a interpretar os dados que já estão ali.
Outras dicas
Identifique as questões mais fáceis: devido à Teoria da Resposta ao Item (TRI), é importante que o aluno comece resolvendo as questões de menor dificuldade, deixando as demais por último. Uma dica: questões com alternativas curtas costumam ser mais simples.
Se uma questão estiver difícil, passe para a próxima: nunca pegue uma pergunta para ser questão de honra – aquela que o aluno fica 30 minutos tentando fazer. Se a questão não fluir, pule e volte nela depois, se houver tempo.
Leia primeiro as alternativas da questão: em biologia, é comum haver questões com textos grandes, por isso, leia antes as alternativas para definir o que está sendo perguntado.
Reveze entre as provas: não caia na tentação de fazer toda a prova de Matemática antes de ler a de Ciências da Natureza. O tempo é curto, então é necessário revezar as provas e tentar responder às questões de ambas.
Apenas revise aquilo que já sabe: não tente aprender em uma semana aquilo que não entendeu ao longo dos anos, isso diminui a autoconfiança e pode gerar muito nervosismo na hora da prova. Revise aqueles conteúdos que você já sabe e tem maior domínio.
Esteja preparado para os gráficos e tabelas: questões assim são muito comuns no Enem, então leia o título e as informações dadas nos eixos com calma. Em seguida, tente fazer a relação entre as grandezas que estão sendo apresentadas.
Estude pelas provas anteriores: leia as questões de edições anteriores, veja qual a resposta correta e busque encontrar no texto elementos que conduziram para aquela resposta.
Mantenha-se calmo: a adrenalina bloqueia o acesso de memória do cérebro, causando confusão e dificuldade para lembrar dos conteúdos. Se estiver muito nervoso, tente respirar devagar, dê uma pausa e peça para ir ao banheiro.
Durma bem: é importante ter uma noite de sono adequada antes da prova, pois a falta de sono diminui o potencial cognitivo. Tente evitar também cafeína, chimarrão e muita exposição às telas de LED no dia anterior ao exame.
Fontes: professores Bruno Fonini, Sandro Rech e Erick Viana do Colégio Unificado
Produção: Jhully Costa