A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) estão entre as 20 melhores universidades da América Latina, segundo um ranking internacional divulgado nesta terça-feira (7). Entre as 166 instituições de 13 países analisadas, a UFRGS ocupa a 13ª posição geral – nono lugar entre as brasileiras – e a PUCRS, a 20ª colocação na lista.
A avaliação é feita pela britânica Times Higher Education (THE), que compara universidades voltadas à pesquisa em todas as suas principais missões, como ensino, produção científica, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. São 13 os indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano, incluindo o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas, o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas. A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades de economias emergentes.
Entre as 20 melhores da América Latina no ranking, 13 são brasileiras: um recorde. O país conta com 61 instituições de Ensino Superior qualificadas para aparecer na lista. Na sequência, vêm o Chile, com 30, e a Colômbia, com 23.
A lista é encabeçada pela Pontificia Universidad Católica de Chile, que desbancou a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas de São Paulo, segunda e terceira colocadas neste ano. O Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fecham a lista das cinco melhor classificadas.
Do Rio Grande do Sul, além da UFRGS e da PUCRS, marcam presença na lista de cem melhores a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 38°; a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 40º; a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 51°; e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em 88°.
O diretor editorial de rankings globais da THE, Phil Baty, destaca a presença brasileira na lista com as melhores universidades latino-americanas, porém aponta que o sistema de Ensino Superior do Brasil precisa continuar recebendo apoio do governo e da sociedade em geral.
Acredito que, se as universidades brasileiras continuarem a mostrar essa diligência, elas vão começar a "enfrentar" algumas das melhores do mundo em rankings regionais e globais
PHIL BATY
Diretor de rankings globais da THE
— O Brasil mostrou, mais uma vez, a força de suas instituições de Ensino Superior enquanto elas continuam aparecendo nesses rankings, com muitas delas melhorando ou mantendo sua performance de 2019. Acredito que, se as universidades brasileiras continuarem a mostrar essa diligência e se conseguirem assegurar apoio público e governamental suficientes durante estes tempos difíceis, elas vão começar a "enfrentar" algumas das melhores do mundo em rankings regionais e globais — garante Baty.
Apesar do bom desempenho, a UFRGS perdeu duas posições em relação ao ranking do ano passado. Já a PUCRS se manteve na 20ª posição.
As 10 melhores da América Latina
- Pontificia Universidad Católica de Chile - Chile
- Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, Brasil
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - São Paulo, Brasil
- Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - México
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais, Brasil (empatada com Unifesp)
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - São Paulo, Brasil (empatada com UFMG)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Rio de Janeiro, Brasil
- Universidade do Chile - Chile
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina, Brasil
- Universidad de los Andes - Colômbia
As universidades brasileiras no top 20
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - empatada com Unifesp
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - empatada com UFMG
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Fonte: ranking das universidades da América Latina - Times Higher Education 2020