O presidente Jair Bolsonaro afirmou que procura por pessoa "conciliadora" para assumir o Ministério da Educação e que espera definir a questão até esta sexta-feira (9). A declaração foi feita durante a tradicional transmissão online nas suas redes sociais, realizada nesta quinta (9).
— Eu espero amanhã colocar um ponto final na questão do Ministério da Educação. O grande problema é que tem muita gente boa. Por outro lado, quando elas veem o tamanho do problema que é ser ministro da Educação, a pessoa recua, as vezes até pela idade, sabe que é uma luta bastante grande — afirmou.
— Tem que ter um pessoa que promova o diálogo, o que não é fácil, com todas as esferas da educação. Então essa é nossa vontade, uma pessoa conciliadora. Tem vários currículos, tem pressão também, mas não posso botar uma pessoa por pressão — completou.
O presidente procura novamente um titular para a pasta depois que o escolhido, Carlos Alberto Decotelli, pediu demissão após ver comprovadas inconsistências no seu currículo. Ele iria substituir Abraham Weintraub, que se demitiu e viajou para os Estados Unidos para não ser alvo do inquérito das fake news.
Mesmo infectado com coronavírus, o presidente optou por realizar a transmissão no mesmo horário de todas as semanas. Durante a transmissão, ele afirmou que uma pessoa estava na sala, mas mantinha a distância.
— Estou sozinho hoje tendo em vista eu estar infectado pelo vírus. A 10 metros tem um cara, então não tem problema de contaminar ninguém aqui.
Horário de verão
Bolsonaro também sinalizou que 2020 também não terá horário de verão. O presidente afirmou que o governo economizou ao não autorizar a mudança nos horários. Ele disse que se reuniu, por vídeo, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta quinta.
— Economizamos aproximadamente R$ 100 milhões. Quando diziam que a gente, se não aplicasse o horário, gastaríamos mais, pelo contrário, gastamos menos. Houve mais segurança para quem estava indo trabalhar, porque quando você saia de manhã ainda estava escuro ainda. E não se mexeu no relógio biológico.