Na continuidade das aulas programadas na rede estadual de ensino para driblar as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) destaca que cada escola elabora a dinâmica mais adequada para atender os alunos, de acordo com a realidade de cada região. Diante disso, os professores contam com o apoio da direção das instituições de ensino, que são amparadas pelas coordenadorias regionais de educação, para elaborar as atividades repassadas aos estudantes.
O diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Angelo Furtado, afirma que essa dinâmica auxilia no processo de esclarecer dúvidas e refinar os processos. Furtado salienta que os docentes também contam com atividades de formação durante a suspensão das atividades físicas.
— Os professores, que encaminharam essas atividades para os alunos, por outro lado, estão fazendo cursos online para garantir sua efetividade. Nós não temos dias letivos depois para repor, porque os alunos estão recebendo conteúdo e os professores estão fazendo cursos — explica.
O diretor afirma que esses cursos, realizados na segunda quinzena de março e neste mês de abril, ocorrem no âmbito do currículo. Fundamentação teórica e aspectos legais sobre currículos estão entre os pontos abordados nessa formação. Segundo Furtado, desde segunda-feira (20), professores, diretores e demais integrantes do sistema começaram a construção do currículo referência da rede estadual de ensino.
Conforme Furtado, todas as 2,4 mil escolas da rede, que atendem 812 mil alunos, participam do processo das aulas programadas. Mesmo ao destacar que nada substitui a relevância do contato direto entre professores e estudantes, o diretor diz que a liberdade dada para cada instituição de ensino adotar o meio de repassar as atividades facilitou o processo:
— Se tivéssemos engessado e dito assim: "Não, todo mundo vai usar plataforma digital" ou "todo mundo vai usar caderno e livro", não teríamos essa tranquilidade nessa travessia. Porque nem todo mundo queria utilizar atividade do caderno e do livro, nem todo mundo ia ter plataforma digital para fazer esse trabalho. Os professores foram incitados a serem criativos e foram.
Entre as atividades que são repassadas aos alunos estão listas de exercícios, produção de texto e desafios. Na área de educação física, alguns professores enviaram exercícios gravados em vídeo e listas de atividades. As ferramentas usadas para repassar esses conteúdos vão desde material entregue em casa, como ocorre em alguns casos em Erechim, até compartilhamento por redes sociais e aplicativos de mensagens (veja mais abaixo).
Avaliação de qualidade
Reconhecendo as dificuldades de mensurar a efetividade da absorção do conteúdo por parte dos alunos diante da falta do contato direto, Furtado afirma que esse aspecto será avaliado por cada instituição após o fim do distanciamento social, o que poderá resultar em mudanças no ensino.
— Quando os alunos voltarem, caberá às escolas fazer uma avaliação diagnóstica para verificar o que o aluno sabe e o que o aluno não sabe, e nós readequaremos o currículo.
Dados gerais
Escolas da rede estadual de ensino: 2.497
Alunos na rede estadual de ensino: 812 mil
Meios de compartilhamento das aulas programadas
55,49% das escolas utilizaram mensagens eletrônicas
54,26% das escolas usaram cadernos e livros
42,62% das escolas usaram mensagens postadas em redes sociais
29,79% das escolas utilizaram plataformas digitais
15,15% das escolas usaram blogs ou sites próprios