As duas principais universidades privadas do Rio Grande do Sul receberam, nesse fim de semana, milhares de estudantes para as provas do vestibular 2020. Somados os números de candidatos, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) tiveram cerca de 12 mil participantes.
No sábado (26), a Unisinos aplicou as provas para 5 mil candidatos nos campi São Leopoldo e Porto Alegre, além dos 30 polos de Educação a Distância (EAD) distribuídos em diversas regiões do Rio Grande do Sul e outras capitais do Brasil. Ao todo, foram ofertadas vagas em 88 cursos. A prova teve 23 questões objetivas de todas as áreas mais a redação. Candidatos de cursos presenciais com mais de 25 anos e de cursos EAD fizeram somente redação.
Os temas propostos para a redação na Unisinos foram: "Como enfrentar os desafios do futuro e Proibição" e "Liberação de bebidas alcoólicas em estádios de futebol". Os aprovados serão conhecidos no próximo dia 30.
Já no domingo (27), foi a vez da PUCRS realizar a prova para cerca de 7 mil inscritos. Eles disputam 3,6 mil vagas, em 67 cursos. Nesta edição, a instituição passou a aplicar a prova em um único dia. Para isso, reduziu o número de questões de 90 para 50. A exceção ficou para os testes do curso de Medicina, que tiveram 70 questões e uma hora a mais de prova.
Na PUCRS, a redação teve dois temas. Ambos abordaram a mentira: "O que é pior – a chamada mentira piedosa ou a verdade cruel?" e "A ciência por trás da mentira: por que caímos em golpes?". O listão dos aprovados desta instituição será divulgado no dia 1º de novembro.