A antecipação da data foi apenas uma entre as várias mudanças que a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) programou para seu vestibular de verão. Outra novidade é que o processo seletivo será feito em um único dia, e não em dois, como vinha ocorrendo até o ano passado. Como consequência disso, os candidatos vão ser submetidos a um número menor de questões. Serão 50, contra 90 na edição anterior.
Para todos os cursos, exceto Medicina, a prova de verão terá quatro horas e meia de duração, na tarde de 27 de outubro. O exame será dividido em um núcleo comum e um núcleo específico. O primeiro é igual para todos e abarca a Redação e as provas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira (serão 10 questões de cada, totalizando 30). O segundo varia conforme o curso que o candidato postula.
Candidatos a graduações da área de humanas vão deparar com um total de 20 questões de Geografia, Literatura e História. Física, Química e Biologia não serão cobradas. A equação se inverte para os candidatos a cursos de área de exatas e saúde (com exceção da Medicina). Eles terão uma prova com 20 questões de Física, Química e Biologia, mas não serão testados em Geografia, Literatura e História.
O curso mais concorrido, Medicina, seguirá regras próprias. Vai contar com uma hora extra de duração (chegando a cinco horas e meia), Redação e 70 questões objetivas _ as 30 do núcleo comum e mais as 40 dos dois núcleos específicos, de exatas e humanas.
— A Medicina, pela procura que tem, pela demanda de alunos, precisa ter um número maior de questões, para que possamos ter mais discriminação na classificação dos candidatos —explica Ana Benso, diretora acadêmico-administrativo da PUCRS.
No momento da inscrição, o candidato poderá escolher uma entre três modalidades: usar o resultado do vestibular, usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem — nesse caso, não precisa fazer o vestibular) ou concorrer com as duas notas, sendo chamado conforme aquela que o classificar melhor.
Analisamos várias universidades, e há uma tendência de fazer uma prova menor, de um dia só, porque o candidato também tem demandado isso. Tem a questão do estresse e dos concursos do entorno. Ele quer ter possibilidade de fazer mais de um concurso, o que a gente bloqueia quando coloca o vestibular em dois dias.
ANA BENSO
diretora acadêmico-administrativo da PUCRS
Como já vinha acontecendo nas últimas edições, a universidade vai reservar um percentual de vagas, ainda não divulgado, para ingresso via Enem. O desempenho no Enem deste ano, no entanto, não poderá ser utilizado, porque os resultados sairão apenas na virada do ano. A PUCRS aceitará somente as notas de edições anteriores do exame.
As mudanças no vestibular fazem parte de uma aposta da universidade na simplificação dos processos seletivos. O vestibular de inverno, que envolve um quantidade mais restrita de vagas e cursos, já era realizado em um único dia e consistia apenas na prova de Redação.
— Quando a demanda é menor, é possível fazer um processo um pouco mais simplificado sem baixar a qualidade. Analisamos várias universidades, e há uma tendência de fazer uma prova menor, de um dia só, porque o candidato também tem demandado isso. Tem a questão do estresse e dos concursos do entorno. Ele quer ter possibilidade de fazer mais de um concurso, o que a gente bloqueia quando coloca o vestibular em dois dias — cita Ana.
A diretora acadêmico-administrativo ainda ressalta a ampliação das formas de entrada na universidade:
— Hoje existem mais formas de ingresso, como a nota do Enem, o ingresso contínuo (se o aluno fez vestibular em anos anteriores e foi aprovado, mas não fez a matrículas) e as provas agendadas usadas por algumas universidades — cita Ana.
Como fica o vestibular de verão da PUCRS
A data
- O exame vai ocorrer um mês mais cedo do que em outros anos: 27 de outubro. Tradicionalmente, ocorria entre o fim de novembro e o início de dezembro.
A extensão
- Em vez dos dois dias da última edição, o vestibular será realizado em um dia só. Vai ocorrer durante a tarde, com duração de cinco horas e 30 minutos para os vestibulandos de Medicina e quatro horas e 30 minutos para os candidatos aos demais cursos.
O modelo
- A prova inclui Redação e 50 questões (no ano passado, eram 90).
- Todos os candidatos vão fazer a Redação e o chamado núcleo comum, que é formado por 30 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira.
- Candidatos a cursos da área de humanas farão mais 20 questões de um núcleo específico (Geografia, História e Literatura)
- Candidatos da área de exatas farão 20 questões de outro núcleo específico (Química, Física e Biologia).
- Candidatos à Medicina vão ser submetidos aos dois núcleos específicas, chegando a um total, incluindo o núcleo comum, de 70 questões.
Uso do Enem
- No momento da inscrição, o vestibulando poderá escolher entre três modalidades: realizar a prova da PUCRS, utilizar a nota do Enem ou realizar a prova e utilizar a nota do Enem. Neste último caso, valerá para a classificação a melhor colocação: escore nas provas ou pontuação no Enem.
- O Enem deste ano, por questões de prazo, não poderá ser utilizado. A PUCRS aceitará apenas a nota de edições anteriores.
Inscrições
- As inscrições se iniciam na segunda quinzena de setembro.