Ao ritmo de música eletrônica e à temática de Dia das Bruxas, cerca de 1,2 mil jovens assistiram na tarde desta quinta-feira (31), no Auditório Araújo Vianna, à 5ª edição da SuperAula Enem. Realizado pelo grupo Unificado em parceria com a UniRitter e a prefeitura de Porto Alegre, o aulão propôs uma tarde inteira de conteúdo para preparar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Redação tiveram os principais temas abordados.
— O aulão é legal pra repassar os principais pontos das provas e trazer tranquilidade para o final de semana — disse Lucas Dimare, 18 anos, que tentará alcançar pontuação para ingressar em Marketing.
Sua amiga Luma Borba Aguir, 19, estuda há dois anos para ingressar em Arquitetura, e deseja fazer o curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
— É uma boa chance para tirar dúvidas pontuais das disciplinas de exatas, que têm peso três na prova — explica ela.
Uma ala de estudantes aproveitou a celebração do Halloween para levar a temática ao auditório. Erick Faria, 17 anos, veio direto de uma festa de Dia das Bruxas da escola para o aulão. Sua fantasia de morto-vivo rendia selfies e brincadeiras com os outros participantes.
— Não deixa de ser uma forma de descontrair antes das provas — afirma ele, que tentará pontuar para entrar em Economia ou Engenharia Civil.
Foco no social
A avaliação do professor Enio Kaufmann, um dos fundadores do grupo Unificado, é que a ação, ainda que não seja decisiva para ensinar novos conteúdos em um período tão curto, é importante para aprofundar conhecimento em alguns temas mais difíceis. Ele afirma que a ocasião também é importante para tirar a tensão dos candidatos – uma das piores dores às vésperas da prova – e sanar dúvidas sobre o dia da prova.
— Muitas pessoas vão entender melhor o que é o Enem e qual sua sistemática aqui na SuperAula, conhecendo regras novas como a que obriga que os celulares sejam desligados — exemplifica.
Com ingresso solidário, mediante a doação de 1 kg de feijão, o aulão também oportunizou que pessoas sem condições de bancar um curso preparatório reforçassem seu estudo. Fabiana Machado, empregada doméstica de 47 anos, era pura atenção com seu caderninho de anotações e a caneta Bic. Ela quer ingressar em pedagogia na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa) via Enem para conseguir bolsas que podem chegar a 100% do valor da mensalidade.
Atualmente, ela cursa o segundo semestre de Letras na instituição, mas recebe bolsa de apenas 50%. Para alcançar seu objetivo, tem estudado com afinco ao final de cada dia, assistindo vídeos no YouTube e lendo conteúdo gratuito na internet.
— Esta aula é boa para pegar alguma dica que talvez não tenha conseguido tirar dos vídeos, e também confirmar que estou pronta para as provas — afirma ela, mãe de três filhos e com um netinho a caminho.