Tem sido uma semana movimentada na sede do Me Salva!, em Porto Alegre. Professores andam para lá e para cá, alunos são atendidos a todo momento, há aulas para dar, redações para corrigir. Desde segunda-feira (28), primeira dia útil da semana que antecede a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o site especializado na preparação para as provas tem colocado em prática uma maratona do ensino: são oito horas diárias de conteúdo transmitido ao vivo, com reforço de conteúdo, orientações sobre o que fazer e o que não fazer no exame, além de preciosas dicas de redação.
Além disso, neste domingo (3) e no próximo (10), uma força-tarefa acontece para correção das provas – 15 professores, oito deles inscritos para o Enem, estarão reunidos na sede do Me Salva! para fazer as questões. O esforço, que envolverá um total de 40 profissionais no dia, deve gerar um gabarito extraoficial que estará disponível também em GaúchaZH, tão logo termine a aplicação do Enem.
— Esta e a próxima serão as semanas decisivas. É quando os alunos vão definir se conseguem ou não ser aprovados para os cursos que estão buscando. E onde serão aprovados. Eles ficam tensos, então buscamos tranquilizá-los, reforçar o conteúdo e deixar eles preparados para esses dias — descreve Miguel Andorffy, professor de Matemática e fundador do Me Salva!.
Como é de praxe nos cursinhos preparatórios – sejam eles presenciais ou feitos a distância, como o Me Salva! –, também há muito espaço para a descontração. No início da primeira das duas semanas decisivas, já que, no Enem deste ano, as provas serão realizadas em dois domingos, os professores propunham transmitir muitas lições, mas também brincar um pouco.
Em uma dessas atividades, Thiago Rigatto, da equipe do Me Salva!, assumiu o papel de "Rigattoni", um garçom que falava um italiano estranho enquanto servia um professor e uma estudante que conversavam sobre a ansiedade nos dias que antecedem o Enem. O papo também era muito sério: os envolvidos falavam sobre expectativas, preparação, objetivos e até sobre a importância de se ter um "plano B".
O gabarito extraoficial é mais uma parceria de GaúchaZH com Me Salva!, site criado em 2014. Em 2018 e neste ano, foram disponibilizados simuladores de aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e simulados gratuitos, com questões inéditas, além de prova de redação corrigida por professores.
Preste atenção
- As provas de Linguagem, Redação e Ciências Humanas serão aplicadas em 3 de novembro. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões e elaborar o texto.
- Já os exames de Matemática e Ciências da Natureza serão realizados em 10 de novembro, e o prazo será de cinco horas.
- No dia do Enem, a dica é chegar ao local com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
- Quem já concluiu o Ensino Médio ou vai concluir neste ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de Ensino Superior.
- Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).