Com mais de 5 milhões de candidatos inscritos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está prestes a começar. O primeiro dia de exame será no próximo domingo (3), com as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no segundo dia, 10 de novembro, os estudantes farão os testes de Matemática e Ciência da Natureza.
As avaliações terão, em média, cinco horas de duração, exigindo do candidato máxima concentração e energia mental. Nos dois dias, o estudante poderá levar lanches. A nutricionista esportiva funcional Anne Porto Dalla Costa dá dicas sobre como deve ser a alimentação antes e durante as provas.
Que tipos de alimentos devem ser evitados?
Não comer alimentos fora da rotina é o mais importante. Opções muito doces não são interessantes, pois o pico de glicemia e insulina deixará o candidato mais letárgico, atrapalhando a concentração e o raciocínio durante a prova. Se optar por barrinhas de cereal, escolha as sem açúcar ou xaropes. São ótimas opções frutas e castanhas (adicionar sal, pois, em dias quentes, há a tendência de a pressão reduzir).
Chocolate ajuda na energia?
O chocolate com muito açúcar não é uma boa opção. Ele dá uma primeira sensação de energia — pelo início da absorção de açúcar e pela teobromina, substância com efeito estimulante presente no cacau, assim como a cafeína —, mas, em seguida, com o alto teor de açúcar, vem a sensação de sono, cansaço e lerdeza nos pensamentos. A única opção de chocolate que verdadeiramente ajuda na energia durante as provas é o com maior concentração de cacau (o primeiro ingrediente da lista de ingredientes deve ser cacau, massa de cacau ou pasta de cacau) e menor teor de açúcar. Frituras e carnes em excesso deixam a digestão mais lenta, causando também essa sensação de fadiga e sono, portanto devem ser evitadas.
Por que é importante se manter hidratado?
Um dos principais sintomas de desidratação é a dor de cabeça. Para manter uma boa hidratação e evitar desconfortos, multiplique o seu peso por 30ml a 35ml e encontrará a quantidade ideal de consumo individual diário (uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deve beber 2,1 litros, no mínimo).
O que comer no café da manhã antes das provas?
Mantenha a rotina, lembrando de preferir no café da manhã opções com carboidrato integral (pães, frutas, aveia) e uma fonte de proteína (como iogurtes ricos em proteína, ovos). No almoço, evite excesso de carnes (sobretudo as vermelhas) e consuma fontes de carboidratos saudáveis, como feijão, arroz, raízes e legumes. Pelo aporte de vitaminas e minerais, elas aumentam a sensação de bem-estar, foco e concentração.