Até 27 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe as solicitações de isenção na taxa de inscrição do processo seletivo de ingresso de estudantes para o primeiro semestre de 2020. O resultado da solicitação será divulgado neste site em 3 de outubro.
Os cursos são gratuitos, mas os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição, que tem o valor de R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos de graduação. Aqueles que comprovarem carência socioeconômica e atenderem aos critérios estabelecidos pelo edital, podem pedir isenção no pagamento da taxa de inscrição.
Para solicitar a isenção, é necessário preencher o formulário disponível neste edital, reunir a documentação exigida e entregar no campus pretendido. Os campi oferecem computador com acesso à internet caso os candidatos necessitem.
É importante lembrar que a concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. Depois de ser beneficiado, o interessado deverá acessar o site do instituto e realizar a inscrição a partir de 7 de outubro de 2019.
Sobre o processo seletivo
As inscrições para o processo seletivo começam em 7 de outubro e vão até 10 de novembro de 2019 e devem ser feitas neste link. As provas serão aplicadas em 8 de dezembro de 2019.
Estão sendo oferecidas vagas para cursos técnicos de nível médio, Educação de Jovens e Adultos, e cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). São mais de 4,8 mil vagas nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.