O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (2) que irá aplicar a avaliação da alfabetização para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. O levantamento será feito por amostragem, e não para todos os alunos, como previsto anteriormente. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 serão aplicadas para cerca de 7 milhões de participantes, a um custo total de R$ 500 milhões.
Na gestão do ex-ministro Ricardo Vélez Rodriguéz, demitido no começo do mês, a avaliação da alfabetização chegou a ser cancelada. O governo voltou atrás dias depois, após repercussão negativa, e agora confirma os testes entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.
Em breve entrevista a jornalistas após apresentar as mudanças no Saeb, o ministro justificou a aplicação amostral.
— O orçamento foi contingenciado, estamos nos redobrando e encaminhando para onde a gente acha fundamental os recursos — disse.
Questionado sobre a possibilidade de quebra da série histórica por não haver aplicação universal para o terceiro ano, como antes, Weintraub justificou que as análises poderão ser feitas, mesmo com as mudanças nos critérios.
— A quebra da série histórica ocorreria se a gente deixasse de fazer (o teste), mas do segundo para o terceiro ano, com tratamento estatístico simples e bem robusto, a gente consegue manter toda a parte de análise.
Os resultados do Saeb – que também inclui avaliações no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no fim do Ensino Médio – vão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ideia de antecipar a aplicação dos testes para o 2º ano foi lançada pelo então presidente Michel Temer, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definiu o que os estudantes devem aprender em cada etapa. Antes, a aplicação era universal na rede pública, no 3º ano do Fundamental.
Outra novidade anunciada pelo MEC é a aplicação de testes de ciências da natureza e de humanas para uma amostra de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados serão inéditos nessas áreas do conhecimento. Provas de português e matemática já eram aplicadas nesta série.
No ensino privado, a avaliação do 9º ano seguirá por amostragem.
Saeb
O Saeb é um sistema de avaliação externa de larga escala criado pelo governo federal para medir a qualidade, a equidade e a eficiência da educação. São aplicadas provas e questionários para avaliar várias dimensões da qualidade do ensino oferecido no país. Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).