O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) está com vagas abertas para o vestibular de verão 2019. Estão disponíveis mais de 2,7 mil vagas para cursos técnicos gratuitos para quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio. A etapa de pré-inscrições começou em 5 de outubro e será finalizada no dia 11 de novembro. A prova será realizada em 16 de dezembro.
Os interessados devem acessar a página da IFSul neste link, ler o edital disponível e preencher o formulário com os dados requeridos, informando para qual curso deseja disputar a vaga. A inscrição é gratuita e é necessário que se utilize o CPF e documento de identidade.
É preciso ficar atento ao prazo de confirmação das inscrições, que vai ocorrer entre 12 e 23 de novembro, no mesmo site. Caso o candidato não confirme a inscrição no período marcado, será automaticamente excluído do processo seletivo e não poderá realizar a prova.
Há vagas nas cidades de Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. As provas serão aplicadas em todas as cidades com ofertas de vagas, e o vestibulando fará na cidade para a qual se inscreveu.
Confira os cursos disponíveis em cada cidade
Bagé - Agropecuária (integrado ao Ensino Médio) e Informática (integrado ao Ensino Médio)
Camaquã - Automação Industrial (integrado ao Ensino Médio), Controle Ambiental (integrado ao Ensino Médio), Informática (integrado ao Ensino Médio) e Eletrotécnica (subsequente ao Ensino Médio)
Charqueadas - Informática (integrado ao Ensino Médio) e Mecatrônica (integrado ao Ensino Médio)
Gravataí - Informática para Internet (integrado ao Ensino Médio)
Jaguarão - Edificações (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Informática para Internet (integrado ao Ensino Médio) e Agricultura (subsequente ao Ensino Médio)
Lajeado - Automação Industrial (integrado ao Ensino Médio) e Administração (integrado e subsequente ao Ensino Médio)
Novo Hamburgo - Mecatrônica (integrado e subsequente ao Ensino Médio)
Passo Fundo - Informática (integrado ao Ensino Médio), Mecânica (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Edificações (subsequente ao Ensino Médio) e Manutenção e Suporte em Informática (subsequente ao Ensino Médio)
Pelotas - Comunicação Visual (integrado ao Ensino Médio), Design de Interiores (integrado ao Ensino Médio), Edificações (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Eletrônica (integrado e concomitante ao Ensino Médio), Eletromecânica (integrado, subsequente e concomitante ao Ensino Médio), Eletrotécnica (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Química (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Mecânica (concomitante e subsequente ao Ensino Médio) e Telecomunicações (subsequente ao Ensino Médio)
Pelotas-Visconde da Graça - Agropecuária (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Meio ambiente (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Vestuário (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Alimentos (integrado ao Ensino Médio) e Desenvolvimento de Sistemas (subsequente ao Ensino Médio)
Santana do Livramento - Eletroeletrônica (integrado ao Ensino Médio), Sistemas de Energia Renovável (integrado e subsequente ao Ensino Médio), Informática para Internet (integrado ao Ensino Médio), Agropecuária (integrado ao Ensino Médio), Controle Ambiental (subsequente ao Ensino Médio), Logística (subsequente ao Ensino Médio) e Florestas (subsequente ao Ensino Médio)
Sapiranga - Eletromecânica (integrado ao Ensino Médio), Informática (integrado ao Ensino Médio) e Eletroeletrônica (subsequente ao Ensino Médio)
Sapucaia do Sul - Eventos (integrado ao Ensino Médio), Informática (integrado ao Ensino Médio), Plásticos (integrado ao Ensino Médio) e Mecânica (integrado ao Ensino Médio)
Venâncio Aires - Informática (integrado ao Ensino Médio), Refrigeração e Climatização (integrado e subsequente ao Ensino Médio) e Eletromecânica (subsequente ao Ensino Médio).