Na tentativa de melhorar a espera pelo transporte coletivo dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um grupo de seis estudantes do Centro de Tecnologia(CT) desenvolveu o aplicativo BUFSM – que indica a localização e os horários em tempo real do ônibus de circulação interna da instituição.
A linha chamada de Intracampus facilita o acesso dentro da universidade, levando os estudantes de um prédio a outro. De acordo com Iury Cleveston, um dos integrantes do projeto, para viabilizar o funcionamento do aplicativo, o ônibus interno conta com um GPS que repassa as informações aos usuários. Quando o motorista troca de veículo, leva o aparelho junto. A ferramenta pode ser usada no telefone ou computador, por meio de um site:
_ O usuário acessa um endereço, que é como um site, aí o aplicativo abre no navegador. Aí ele pode adicionar esse aplicativo para tela inicial do seu smartphone. Ele funciona numa tecnologia em que o usuário não precisa instalar, ele só acessa e copia o atalho para área de trabalho. O módulo do rastreador envia as informações para os clientes conectados no momento.
O aplicativo começou a ser desenvolvido há cerca de um ano e meio e surgiu a partir da ideia de um dos estudantes do grupo que teve acesso a um dispositivo semelhante durante intercâmbio nos Estados Unidos:
_ Um dos colegas fez um intercâmbio para os Estados Unidos e lá ele conheceu um sistema semelhante em que os alunos não precisavam ficar esperando no lado de fora, porque era muito frio. Aí o pessoal espera dentro dos prédios e quando o ônibus se aproximava eles saiam para parada. E aqui na UFSM nós temos o transporte interno e acontece o mesmo problema, às vezes íamos para parada e ônibus já tinha passado ou está muito distante ainda.
Do grupo de seis estudantes, cinco são do curso de Engenharia da Computação e um da Engenharia Florestal. Para ter acesso ao aplicativo, basta acessar esse link.