Uma ideia que iniciou ainda dentro da sala de aula e, em pouco tempo, ganhou forma e, mais tarde, conquistaria um prêmio nacional na área da tecnologia. Essa é a breve e exitosa história da Lunix – um projeto voltado de iluminação sustentável desenvolvido por dois acadêmicos do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSM.
O projeto foi pensado em agosto de 2017 na disciplina de aula chamada de Atitude Empreendedora. E, no mesmo ano, os acadêmicos colocaram a ideia à prova. O saldo não poderia ser melhor: Fernando Ferreira e Jader Stefanello, idealizadores do projeto Lunix, venceram, no fim do ano passado, o prêmio Empreenda Santander 2k17, na categoria Universitário Empreendedor.
A dupla superou uma disputa que tinha mais de 2 mil participantes. Além do prestígio, eles levaram R$ 100 mil em dinheiro, uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e os dois ainda vão participar de um programa de aceleração de startups por um período de seis meses.
Inteligência energética a partir de um consumo controlado. Esse é o carro-chefe da proposta da Lunix. Um exemplo prático de como funcionaria isso é que o sistema desenvolvido pelos acadêmicos consegue identificar a iluminação ideal para cada local por meio de dados coletados, como a luz natural e, claro, a movimentação de pedestres e de veículos.
A ideia para este ano é colocar o primeiro projeto-piloto em prática. E isso será feito em uma empresa particular, do segmento da saúde, em Porto Alegre. E, em pouco tempo, os acadêmicos esperam que a experiência abra o mercado das iniciativas públicas e privada.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (1º):