O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado na manhã desta segunda-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A consulta deverá ser realizada na Página do Participante.
Esta é a primeira edição em que os candidatos com direito à isenção precisam garantir o benefício antes do período de inscrições. Segundo o Inep, 3.818.663 enviaram o pedido de isenção da taxa, que é de R$ 82, dentro do prazo, que se encerrou no 15 de abril.
Quem teve o pedido negado terá até o próximo domingo (29) para apresentar novos documentos e garantir o direito. O resultado do recurso será divulgado em 5 de maio.
As inscrições do Enem para todos os candidatos serão entre os dias 7 e 18 de maio. Mesmo quem pediu isenção, independentemente de ter o pedido aceito ou não, precisará realizar o processo para poder participar da edição de 2018.
Quem tem direito à isenção
- Quem está cursando a última série do Ensino Médio neste ano em escola da rede pública
- Quem cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
- Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
- Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenha atingido a nota mínima
Calendário do Enem 2018
23 de abril: resultados dos pedidos de isenção
23 a 29 de abril: período para apresentação de novos documentos, caso o pedido de isenção seja negado
7 a 18 de maio: inscrições do Enem para todos os candidatos.
4 e 11 de novembro: provas do Enem 2018