Na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, o professor puxa o celular dentro da sala de aula, seleciona um aplicativo e acessa a lista de chamada. A presença dos alunos é registrada diretamente no aparelho e pode ser consultada, em tempo real, pelos pais, pela direção do colégio ou até mesmo pelo secretário estadual da Educação, em Porto Alegre. Em caso de atrasos ou faltas do estudante, a família recebe um alerta no telefone, também por meio do aplicativo.
O colégio de Santa Cruz do Sul é um dos 15 da rede estadual que estão utilizando a plataforma, chamada Cortex, desde o início do ano letivo. Ao todo, são mais de 7 mil alunos que têm a gestão de sua vida escolar realizada por via digital, em uma iniciativa que a Secretaria da Educação estuda estender para toda a rede a partir deste ano.
— Noventa e nove por cento dos professores estão fazendo uso diário. Estão encantados, achando maravilhoso. É tudo muito rápido. Ganha-se tempo, agilidade e praticidade. Estou sempre com o Cortex aberto, verificando os registros e fazendo acompanhamento de faltas — elogia a vice-diretora do colégio santa-cruzense, Andreia Dall Acqua Gomes.
A plataforma de gestão escolar foi desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos por uma empresa também chamada Cortex e cedida gratuitamente ao Estado. A ferramenta foi pensada para dar agilidade aos processos que ocorrem dentro das escolas e também para permitir diagnóstico e medidas corretivas em tempo real. O sistema pode ser acessado por um site ou pelo aplicativo para smartphones, mantendo toda a comunidade escolar conectada e informada.
— A rede estadual conta com poucos recursos do ponto de vista da gestão da rede. Desenvolvemos essa plataforma digital que faz a gestão escolar de forma mais moderna, possibilitando que todos os agentes do ecossistema escolar, coordenador pedagógico, professor, pais, alunos, responsáveis, diretores e Secretaria de Educação, consigam ter acesso em tempo real a todos os dados de todas as escolas. Cada um desses agentes tem uma senha e pode acessar as informações específicas do seu nível de autoridade. Um pai, por exemplo, acessa em tempo real as informações do seu filho. Um professor acessa os dados das suas turmas. O diretor acessa integralmente os dados da escola. E o diretor da rede acessa tudo — explica Richard Lucht, sócio-fundador da Cortex.
Agilidade
Conforme medições da empresa, uma chamada feita pelo modo tradicional, por meio da leitura dos nomes dos alunos listados no diário de classe, consome de três a cinco minutos. Com o aplicativo, essa tarefa seria reduzida a 27 segundos. É apenas um dos exemplos de economia de tempo. Além de presença e faltas, o professor registra diretamente no sistema os conteúdos ministrados e as notas das avaliações. Ao final do trimestre, os dados estão todos tabulados no sistema e o boletim pode ser impresso rapidamente. É tudo automático.
No sistema tradicional, vigente no resto da rede estadual, o professor precisa somar a quantidade de presenças e faltas de cada aluno, calcular as notas e entregar essas informações na secretaria, onde depois funcionários passam dias redigitando os dados de todos os estudantes, para colocá-los na rede da Secretaria de Educação e poder confeccionar os boletins. Sabrina Silveira, vice-diretora da Escola Estadual Itália, de Porto Alegre, uma das que estão participando do projeto-piloto, afirma que esse trabalho exigia um mutirão de cinco profissionais, ela incluída, e demandava uma semana de trabalho.
— Agora vai nos sobrar mais tempo. Ainda estamos nos adaptando, mas a experiência está sendo bem boa — diz Sabrina.
A diretora pedagógica da Secretaria Estadual da Educação, Sônia Rosa, destaca a possibilidade de ter uma visão estratégica do que está acontecendo nas instituições:
— A plataforma permite olhar em tempo real, e não pelo retrovisor. O grande ganho pedagógico é poder intervir, quando se percebe que o aluno não está vindo, que está com defasagem.
A plataforma permite olhar em tempo real, e não pelo retrovisor. O grande ganho pedagógico é poder intervir, quando se percebe que o aluno não está vindo, que está com defasagem
SÔNIA ROSA
Diretora pedagógica da Seduc
O diretor de logística da secretaria, Paulo Rezende, mostra-se animado com o projeto, diz que o "ganho é sensacional" e revela que a expectativa é expandir a presença da ferramenta ainda neste ano letivo, com a meta de tornar online toda a gestão da rede estadual. Para universalizar, seria necessário fazer uma licitação ou buscar via Procergs a customização do sistema.
Lucht, da Cortex, garante que a intenção da empresa é oferecer a tecnologia sem custos para o Estado, para toda a rede e sem limite de tempo:
— Sou oriundo de escola pública, meu sócio também. Pode parecer piegas, mas é uma forma colaborar para a melhoria da educação pública. Incomoda a queda que o Rio Grande do Sul teve no cenário nacional de educação. Entendemos que, com essa plataforma, obtêm-se resultados poderosos com custo muito baixo. De verdade, é isso que nos move. A parceria com a secretaria foi firmada por um ano, mas no que depender da nossa parte vai ser para sempre, por quanto tempo quiserem, em toda a rede. Queremos bancar os custos dessa operação sem envolvimento do Estado.
Os benefícios para cada um
Professores
Em lugar dos diários de classe, onde anotam o conteúdo das aulas, as notas e a frequência dos alunos, os mestres passam a ter todas as funcionalidades na palma da mão, por meio de um aplicativo de celular. Os dados que digitam vão em tempo real para o sistema oficial, o que poupa o trabalho, ao fim de cada trimestre, de calcular e digitar as avaliações e os dados de presença de todos os seus alunos — um trabalho que consome cerca de três horas para cada turma que ele tiver.
Pais e alunos
Por meio da plataforma, podem consultar não apenas as suas notas e frequência, mas também compará-las com o desempenho da turma. O sistema fornece informações sobre as notas médias, a nota mais baixa, a nota mais alta e as taxas de frequência. Se o professor registra a chamada em tempo real, o responsável pode saber imediatamente se o filho está em aula e — caso contrário — tomar providências. Por meio do aplicativo, ele também recebe notificações a respeito do aluno.
Direção da escola
Passa a ter acesso a todos os dados das turmas em tempo real. O sistema fornece uma série de indicadores, que permitem comparar o desempenho e frequência por disciplina ou por turma, por exemplo. Como os dados são colocados diretamente no sistema pelo professor, não há necessidade de fazer a redigitação dos dados no final do trimestre, poupando trabalho administrativo e agilizando a entrega dos boletins.
Secretaria da Educação
Tem uma visão geral do que está acontecendo no dia a dia da rede. Pode fazer cruzamentos de dados para comparar desempenhos de turmas e escolas e, dessa forma, identificar problemas e realizar intervenções pedagógicas imediatas.
Confira as escolas estaduais em que a plataforma é testada:
- Cônego Scherer (Guaíba)
- Alberto Torres (Porto Alegre)
- Dr Carlos Chagas (Canoas)
- Ernesto Alves de Oliveira (Santa Cruz do Sul)
- Uruguai (Porto Alegre)
- Gonçalves Dias (Porto Alegre)
- Itália (Porto Alegre)
- Professor Olintho de Oliveira (Porto Alegre)
- CTBM Ijuí
- CTBM Passo Fundo
- CTBM Pelotas
- CTBM Porto Alegre
- CTBM Santa Maria
- CTBM Santo Ângelo
- CTBM São Gabriel