Discutida desde 2016, uma reestruturação pedagógica começa a ser implementada na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) a partir deste semestre. As mudanças ocorrerão de forma gradual até 2021 nos nove campi do Rio Grande do Sul e na educação a distância. A instituição explica que passa a adotar uma lógica de aprendizagem por competência, com maior participação do aluno — a exemplo do que outras das maiores universidades do Estado, como UCS, Unisinos, PUCRS, UniRitter e Feevale, vêm fazendo.
As mudanças começam com novidades na visão da universidade — que passa a querer "constituir-se em uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora" — e na formação dos alunos. Alterações estruturais e novas instalações também estão programadas para os próximos anos.
— Os nossos currículos vão passar de um enfoque centrado no ensino para um enfoque centrado na aprendizagem significativa, ou seja, uma aprendizagem pelas competências, e isso vai trazer uma qualificação ainda maior para a formação de todos os nossos alunos — explica o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer.
Todos os cursos de graduação e pós-graduação serão modificados. Conforme a Ulbra, essa reestruturação foi definida junto à comunidade acadêmica durante os seminários do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que ocorreram em 2016 em todos os campi, e tem como lógica a indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino.
A reestruturação pedagógica começa com os cursos das áreas de Agricultura e Veterinária, Saúde e Bem-estar Social. Em 2019, as mudanças ocorrem nos cursos das áreas de Ciências, Matemática e Computação, Educação e Engenharia, Produção e Construção. Já em 2020, chega aos cursos de Ciências Sociais, Negócios e Direito e Humanidades e Artes.
— No curso de Odontologia, por exemplo, o aluno vai vivenciar as realidades social e profissional logo no início do curso, e não mais só nos semestres finais. Cada um tem experiências diferentes, mas todo mundo já foi ao dentista, e isso será levado para a sala de aula e discutido, dando voz a todos. O objetivo é que tenhamos, no futuro, profissionais que não perpetuem práticas atuais, mas que tragam visões diferentes — garante o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández.
O passo a passo de cada etapa, seu significado e suas consequências podem ser conferidos no site ulbra.br/muda-com-voce, no qual é possível acessar os vídeos apresentados por diretores de áreas, coordenadores e o pró-reitor Acadêmico. Também estão programadas divulgações nas redes sociais e nas mídias internas nos campi universitários, além de reuniões com os alunos e os docentes, entre outras ações.