Procurando agregar inovação e conveniência aos estudantes, o centro universitário UniRitter vai anunciar na quarta-feira (10) o lançamento de seu novo campus, localizado no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. O projeto é resultado de um planejamento dos últimos dois anos. Com capacidade para receber até 4 mil alunos de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, o campus será instalado sobre a nova praça de alimentação do shopping, e também em andares do Iguatemi Business (2º, 3º e 4º andar), contando com estrutura total de 3.732m².
Com esse espaço, a UniRitter pretende ampliar sua presença em Porto Alegre e na Região Metropolitana, proporcionar um ambiente de estudos que, ao mesmo tempo, permita fácil acesso aos serviços e às conveniências de um dos maiores complexos comerciais da Capital. As aulas devem começar no local ainda no primeiro semestre.
"Esta iniciativa representa um marco no desenvolvimento da UniRitter e da cidade, ao trazer nossa expertise de ensino a um espaço tão diferenciado e conceituado. É uma satisfação contribuir para o desenvolvimento da região, principalmente na educação", afirmou a presidente da UniRitter, Alessandra Chemello, por meio de nota.
Inicialmente serão ofertados os cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design de Produto, Design de Games, Direito, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais, além de programas de MBA e especialização. O campus terá disciplinas da grade inicial dos cursos e as ofertas de turmas irão surgir conforme a evolução dos semestres.
De acordo com a presidente, o espaço não deve receber outros cursos de graduação por enquanto:
— O campus no Iguatemi não prevê um portfólio completo de cursos como o campus da Zona Sul, por exemplo, que tem grande oferta. Então a gente pensou em um portfólio de cursos muito alinhado ao desenho que o campus tem de oferta de espaço.
A instituição pretende que as instalações estimulem novas metodologias de aprendizagem, com ambientes multiuso, flexíveis e interativos, impulsionando a economia criativa, a circulação de ideias e o empreendedorismo.
Anúncio em meio a mudanças polêmicas
O anúncio do novo campus surge enquanto o centro universitário está envolvido em algumas polêmicas. A principal delas começou em meados de dezembro, quando a instituição anunciou a demissão de cerca de 150 professores, incluindo a reitora Laura Frantz e a pró-reitora acadêmica Barbara Cardoso, substituídas pelo novo reitor, Germano Schwartz. O assunto que foi contestado na Justiça pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS), mas recebeu parecer favorável do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
De acordo com a presidente, um edital para a contratação de professores está aberto. As vagas são para os docentes atuarem em todas as unidades da instituição:
—Temos vagas abertas, mas não necessariamente esse professor será exclusivo de um campus, vai depender da carga horária e da grade de disciplinas de cada curso. A gente tem uma forma de trabalho, os docentes atuam de forma compartilhada em todos os campus.
A UniRitter também encerrou as atividades no campus da Avenida Wenceslau Escobar, no bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre, voltado para cursos de especialização e de MBA. Outra mudança promovida pelo centro universitário aconteceu no currículo de alguns cursos, que devem contar com mais disciplinas ministradas a distância (EAD). As mudanças geraram protestos de alunos no campus Zona Sul. Na época, em nota, a UniRitter destacou que "a gestão docente abrange contratações, promoções e desligamentos, sendo parte da responsabilidade da Instituição de buscar as melhores práticas e a atualização contínua".
Perguntada pela reportagem de GaúchaZH o motivo da demissão de cerca de 150 professores já que novas contratações serão feitas, a presidente respondeu que a medida faz parte do "modelo de gestão da instituição":
— Mudanças são necessárias ao longo de uma instituição que tem quase 50 anos. A gente fez atualização do nosso modelo acadêmico com uma convicção muito forte do quanto o nosso currículo vai preparar o nosso aluno para o mercado. Nós estamos mirando na manutenção e cada vez mais na busca da nossa qualidade acadêmica, na qualidade na prestação do serviço para o nosso estudante — comenta Alessandra.