O acesso ao prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi ocupado por estudantes na última sexta-feira (24). A mobilização ocorre em protesto contra casos de racismo na universidade. O mais recente, em que acadêmicos negros foram alvo de ataques racistas, foi registrado na última terça-feira.
O grupo, que conta com estudantes negros e apoiadores ligados a movimentos estudantis e sindicais, pede medidas mais efetivas da administração do reitor Paulo Burmann para evitar que novos casos venham a acontecer.
Leia mais:
PF vai usar caligrafia de alunos para investigar racismo e apologia do nazismo na UFSM
UFSM tem mensagens de manifestação de ódio dentro da universidade pela terceira vez no ano
Alunos de Direito da UFSM são alvo de mensagens racistas escritas nas paredes da sala do Diretório Acadêmico do curso
Polícia Civil aperta o cerco ao neonazismo no Estado
Burmann afirmou que a instituição observa as manifestações como legítimas e dentro do processo democrático. O reitor pondera, contudo, que a instituição tem acompanhado os casos de perto com procedimentos internos próprios que já estão em curso. Além disso, ele destaca que a Polícia Federal (PF) conta com investigações que apuram identificar os possíveis autores desses casos. Segundo Burmann, a instituição conta com procedimentos internos que também buscam esclarecer os fatos:
_ Estamos fazendo a nossa parte nesse processo que se mostra, evidentemente, complicado para todos. Uma situação de ódio e de racismo constrange e preocupa a sociedade. Agora, a UFSM e a PF estão fazendo suas partes. E esperamos que, muito em breve, tudo se esclareça. Sobre o movimento, sem dúvida alguma, se trata de uma manifestação legítima e cabível em um ambiente democrático.
Histórico
A situação mais recente foi registrada na última terça-feira (21). Foram identificadas manifestações de ódio na parede da sala do Diretório Acadêmico do curso de Ciências Sociais, no campus da UFSM, no bairro Camobi.
Foram escritas as frases “Brancos no topo” e “Fora macacos” junto aos nomes de três estudantes da instituição. Além disso, também foram desenhadas suásticas nazistas no local.
Em agosto deste ano, foram encontrados desenhos de suásticas nazistas na sala do Diretório Acadêmico do Direito, que fica no prédio da Antiga Reitoria, no centro de Santa Maria. Depois, em setembro, a mesma sala recebeu as frases “O lugar de vocês é no tronco” e “fora negros” atacando diretamente, pelo menos, dois alunos negros do curso. A Polícia Federal ainda não sabe se os três casos estão relacionados.