A quinta fase de pagamento do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente ao ano-base 2016 começa a ser paga na próxima sexta-feira (17). Serão beneficiados os trabalhadores nascidos em novembro (no caso do PIS) e com final do número de inscrição 4 (para o Pasep).
Os valores variam de R$ 79 a R$ 937, conforme o tempo trabalhado formalmente naquele ano. Vinculados ao PIS retiram o dinheiro nas agências da Caixa Federal ou nas casas lotéricas. Os vinculados ao Pasep sacam o benefício no Banco do Brasil. Quem tem conta nestes bancos já está recebendo o dinheiro.
Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado. Além disso, o trabalhador tinha de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Trabalhadores vinculados ao PIS nascidos nos meses de julho, agosto, setembro e outubro e vinculados ao Pasep com final da inscrição 0, 1, 2 e 3 já foram contemplados em outras fases de saque do PIS/Pasep ano-base 2016 e ainda podem fazer o saque. O prazo final para todos é 29 de junho de 2018.
Ano-base 2015
E quem não sacou o abono salarial referente ao ano-base 2015 ainda pode fazer a retirada até 28 de dezembro de 2017.