A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) suspendeu a emissão de carteiras de trabalho em todas as agências do Sine do Rio Grande do Sul. O motivo é a troca do sistema operacional do órgão, que é ligado ao Ministério do Trabalho. A expectativa é de que o atendimento seja normalizado na próxima segunda-feira (13).
Segundo o diretor-presidente do FGTAS, Gilberto Dalbasso, a confecção de mais de 4 mil documentos pode ser afetada nos cinco dias em que o serviço ficará suspenso. O número é estimado levando em conta a quantidade média de emissões feitas entre janeiro e setembro deste ano nas 117 agências do Estado. O presidente também relembra que essa migração de sistema já vem ocorrendo nos últimos três anos, nesta mesma época do ano.
Além da suspensão da emissão de carteiras de trabalho, a intermediação de mão de obra e o seguro-desemprego também apresentam lentidão no sistema operacional nesta terça-feira (7), o que pode prejudicar os serviços. Na próxima segunda-feira, o problema também deve ser solucionado, segundo o órgão.
Para quem agendou atendimento no Sine de 7 a 13 de novembro, haverá reagendamento para a semana seguinte.