As universidades gaúchas que foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (1º) a oferecer novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul devem dar início às aulas ainda no segundo semestre deste ano. A previsão de Feevale e Unisinos é fazer a seleção de alunos ao longo de agosto e começar as atividades acadêmicas nos primeiros dias de setembro.
Leia mais:
MEC autoriza abertura de 11 novos cursos de Medicina; dois são no RS
FOTOS: Feevale e Unisinos têm estrutura pronta para receber curso
O processo seletivo em ambas será realizado a partir das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Devido ao calendário atípico, as aulas devem seguir até janeiro.
Depois da assinatura do ministro da Educação, Mendonça Filho, que garantiu a abertura de 11 cursos de Medicina no Sul e Sudeste do país, as universidades aguardam apenas a publicação da portaria que vai formalizar o aval do governo federal no Diário Oficial da União – o que pode acontecer nesta quarta-feira (2).
Na Unisinos, as inscrições para os interessados em fazer parte da primeira turma de alunos do curso de Medicina da universidade devem começar a partir da publicação dessa portaria e seguir até 15 de agosto. A expectativa é divulgar o resultado dos estudantes selecionados até 22 de agosto, e dar início às aulas em 4 de setembro.
Na Feevale, o calendário de inscrições ainda aguarda a publicação no Diário Oficial da União para ser definido. Serão ofertadas 30 vagas – de um total anual de 60 – para o curso de Medicina ainda no segundo semestre de 2017. A previsão é que as aulas da primeira turma se iniciem dia 12 de setembro. No processo seletivo, estudantes que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio nas cidades dos vales do Sinos e do Paranhana e da Encosta da Serra poderão contar com o acréscimo de 2% sobre a nota do Enem.