A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu, a 0h desta quinta-feira, as inscrições para a edição 2017 do vestibular. Os candidatos podem fazer o cadastro no site da universidade até as 23h59min do dia 3 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 120.
A UFRGS disponibiliza computadores para os candidatos realizarem sua inscrição, via internet, na sua sede (Rua Ramiro Barcelos, 2.574, na Capital), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h.
Leia mais:
ZH e AppProva oferecem preparação gratuita para Enem e vestibular
Ministério da Educação divulga locais de prova do Enem 2016
UFRGS é a quinta melhor universidade brasileira, aponta ranking da Folha
No ato de inscrição, o candidato deverá optar por realizar uma das cinco provas de língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano), além de indicar sua opção sobre o uso ou não do escore das provas objetivas do Enem 2016 no cálculo do argumento de concorrência. Os estudantes que concorrem a vagas nos cursos de Artes Visuais, Música, e Teatro realizarão prova de habilitação específica, entre os dias 20 a 25 de novembro.
As provas serão aplicados nos dias 8, 9, 10 e 11 de janeiro de 2017 em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Tramandaí-Imbé. São 4.017 vagas em 91 cursos de graduação, sendo que 70% serão preenchidas pelo vestibular tradicional e 30% por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Nova distribuição de vagas
A novidade para este concurso em relação aos anos anteriores é que as vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre serão distribuídas de acordo com a modalidade de ingresso: ampla concorrência e L1, L2, L3 e L4.
Todo candidato inscrito no CV 2017 concorrerá por Ampla Concorrência e o candidato que desejar concorrer também às vagas destinadas ao sistema de ingresso por Reserva de Vagas deverá assinalar sua opção no ato da inscrição. Os documentos necessários para comprovações no caso dos candidatos optantes pelas vagas reservadas encontram-se especificados no edital.
O programa de Ações Afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 50% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda. Ao todo, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas, distribuídas nas seguintes modalidades:
a) modalidade L1 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
b) modalidade L2 - candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
c) modalidade L3 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
d) modalidade L4 - candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.