Os anos finais do Ensino Fundamental (alunos entre os 6º e 9º anos) e o Ensino Médio no Brasil não bateram as metas propostas pelo governo, como indica a última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Divulgado na tarde desta quinta-feira, o Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública.
Leia mais:
Desempenho em matemática e leitura cresce em todos os níveis do Ensino Fundamental no Brasil
Desempenho dos estudantes do Ensino Médio em matemática piora e é o mais baixo desde 2005
A avaliação que é feita a cada dois anos corresponde a 2015, cuja a meta era que as escolas do Ensino Médio atingissem uma nota de 4.3. O resultado, pelo terceiro ano consecutivo, foi de 3.7, o que mostra uma estagnação no desempenho do ensino de nível médio no país.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a meta era de 4.7, sendo que a nota final foi de 4.5. Esse é o segundo ano seguido que a média fica abaixo da almejada pelo MEC.
O Ensino Fundamental nos anos iniciais (entre 1º e 5º ano), porém, teve uma nota acima da meta (5.2), de 5.5. Desde 2007, as metas para esse nível escolar são atingidas.
Os resultados do Ideb são medidos a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2015 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2015.