A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi recredenciada pelo Ministério da Educação (MEC). A portaria assinada pelo ministro Mendonça Filho na quarta-feira passada é uma espécie de atestado de que a instituição cumpre com padrões de qualidade exigidos para ser classificada como universidade.
O texto publicado no Diário Oficial da União expressa que o recredenciamento – fruto de avaliações do MEC em relação a questões como projeto pedagógico e gestão – tem prazo máximo de cinco anos.
Leia mais:
Escola onde professora foi agredida retomará as aulas na terça-feira
Abertas as inscrições para vagas remanescentes do Fies
– Especialistas fizeram a avaliação in loco, e obtivemos êxito. O parecer favorável foi votado no Conselho Nacional de Educação (CNE) e aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Então, o ministro emitiu a portaria – afirma o reitor, Marcos Fernando Ziemer.
A instituição deixou de ser faculdade para se tornar universidade em 1989 e, desde então, não havia passado pelo processo de recredenciamento. A Ulbra, que enfrentou uma crise a partir do fim dos anos 2000, chegando a atrasar salários de trabalhadores e suspender aulas, iniciou um processo de reorganização estrutural e, em 2012, encaminhou o pedido.
– Também tivemos votado no Conselho Nacional de Educação (CNE) o recredenciamento do ensino à distância. O próximo passo é o ministro emitir a portaria, o que deve ocorrer em aproximadamente dois meses – acrescenta o reitor.