Três cursos da UFRGS nas áreas de Artes Cênicas, Engenharia de Minas e Mineração e Filosofia estão entre os 100 melhores do mundo em comparação com centenas de universidades no ranking internacional Quacquarelli Symonds (QS), divulgado na segunda-feira. O curso de Filosofia repete a posição de 2015 e se mantém entre os melhores do mundo.
A Universidade de São Paulo (USP) aparece entre as 50 melhores do mundo em seis áreas do conhecimento.
Leia também:
PUCRS e UFRGS estão entre as 14 melhores universidades brasileiras
UFRGS é a 2ª melhor universidade do país em avaliação de cursos do MEC
O curso de Artes Cênicas é o quinto melhor do Brasil, o de Engenharia de Minas e Mineração é o sexto melhor da América Latina e o de Filosofia é o quinto melhor entre os latino americanos e o terceiro melhor entre os brasileiros.
A melhor posição da USP está no curso de Odontologia. A universidade aparece em nono lugar em um ranking liderado pela Universidade de Hong Kong, Michigan (EUA) e Karolinska Institutet, da Suécia.
A avaliação do QS por áreas ocorre pela sexta vez e analisa 42 áreas. Esta foi a edição mais ampla já feita e considera a opinião de 76 mil acadêmicos, bem como a análise de 28 milhões de trabalhos de pesquisa e 113 milhões de citações acadêmicas.