Na quinta-feira, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe quatro sobreviventes da Segunda Guerra Mundial que participarão do painel Compromisso Moral e Lições de Solidariedade. O evento tem entrada franca, mediante retirada de senhas, e começa às 18h30 na sala II do Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro).
O painel Compromisso Moral e Lições de Solidariedade é desenvolvido desde 2008 pelas Lojas da B´nai B´rith do Rio Grande do Sul e pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, com o intuito de promover discussões sobre direitos humanos, respeito à diversidade étnica, cultural, religiosa e social. Cada convidado terá cerca de 30 minutos para relatar como conseguiu sobreviver ao Holocausto. Após, será aberto espaço para perguntas da plateia. A mediação do evento ficará sob responsabilidade da professora e historiadora Ieda Gutfreind. Não haverá tradução simultânea, pois todos os painelistas falam português.
O Museu da UFRGS informou nesta terça-feira que as senhas estavam esgotadas, mas, no dia do evento, os assentos não ocupados até as 18h30min serão liberados. A capacidade da sala é de 240 pessoas. O painel encerra uma série de atividades desenvolvidas em conjunto com a exposição As Meninas do Quarto 28, que segue aberta à visitação no Museu da UFRGS até 31 de março. Informações pelo telefone (51) 3308-4830 ou pelo e-mail museu@museu.ufrgs.br.