As melhores ações de incentivo à leitura nas categorias Escola Pública e Escola Privada do 3º Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo foram avaliadas nesta quarta-feira. Os especialistas que compõem o júri técnico já definiram metade dos vencedores.
Dos 12 educadores que competem nesta modalidade, quatro serão premiados, dois do Rio Grande do Sul e dois de Santa Catarina. Cada um terá direito a uma premiação de R$ 11 mil, e a escola onde eles atuam irá receber R$ 6 mil para aplicar em projetos de fomento à leitura.
- Nesse ano houve um crescimento da qualidade das propostas, o que mostra que está se criando uma cultura de valorizar e de o professor valorizar o seu trabalho - define Regina Zilberman, especialista em mediação de leitura, e avaliadora do prêmio há três anos.
Os projetos das duas categorias em questão têm abordagens e públicos diversos. De crianças a adolescentes, desde escolas públicas do interior até instituições privadas, do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os vencedores no júri técnico serão anunciados no 28 de novembro, durante a Festa do Conhecimento. O evento, que acontece no Araújo Vianna, irá revelar também os melhores projetos de Logus - A Saga do Conhecimento. A cerimônia de premiação é aberta ao público, e é possível se inscrever pelo site da festa.
Relembre os vencedores do Prêmio RBS de Educação 2014
Votação popular
Paralelamente à escolha dos especialistas acontece o júri popular. Nessa modalidade, o público irá escolher quatro vencedores: dois educadores, que podem ser tanto de escola pública quanto de escola privada, além e dois estudantes da categoria Jovens Protagonistas.
Para participar da votação, é só acessar o site do Prêmio RBS de Educação, assistir aos vídeos e escolher o projeto favorito dentre os 16 finalistas. A votação, aberta a todos, vai até 28 de novembro, e será encerrada durante a Festa do Conhecimento.