Estão abertas, até o dia 9 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão oferecidas 1.848 vagas gratuitas em cursos técnicos e 795 vagas em cursos superiores em 16 municípios do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Esta é a primeira vez que os campi Rolante, Vacaria e Veranópolis oferecem cursos no processo seletivo.
As inscrições podem ser realizadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos campi, onde serão disponibilizados computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa até o dia 27 de outubro.
As provas serão aplicadas em 6 de dezembro e as aulas iniciam no primeiro semestre de 2016. Para acompanhar todas as informações e ter acesso ao Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, confira o site.
Enem e Sisu
Além de realizar processo seletivo próprio, o IFRS utiliza a nota do Enem como critério de seleção para os cursos técnicos desde 2009. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante prova e nota do Enem, apenas por nota do Enem ou somente por prova. Quem optar pela nota do Enem deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).
Para os cursos superiores, outra possibilidade de concorrer a uma vaga é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Serviço
Processo seletivo IFRS
Inscrições: até 9 de novembro
Período de solicitação de isenção da taxa de inscrições: até 27 de outubro
Provas: 6 de dezembro
Mais informações: ingresso.ifrs.edu.br