Os cursos de graduação, universidades, faculdades e centros universitários passam por testes e recebem notas. É uma ferramenta do Ministério da Educação (MEC) para ajudar a manter a qualidade da educação superior. O conceito dos cursos superiores é composto por três pesos:
- 55% corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
- 30% equivale à titulação dos professores (mestres e doutores) e ao seu regime laboral.
- 15% da nota é composta por índices de infraestrutura e organização didático-pedagógicas do curso.
Calculando a qualidade
Enade
Voltado para a avaliação dos estudantes, o conceito é individual. Realizadas desde 2004, as provas reuniram, em 2014, 397 mil universitários do último ano dos cursos. Foi avaliado o desempenho de estudantes de 43 cursos de graduação - bacharelado, licenciatura e tecnólogo - com conclusão prevista até julho de 2015. As provas são aplicadas todos os anos a parte das graduações. Cada curso é avaliado de três em três anos.
CPC
Método de avaliação em cursos superiores aplicado em todo o Brasil, é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área e divulgado anualmente, com base na avaliação de estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, entre outros.
IGC
O Índice Geral de Curso (IGC) leva em conta a média dos últimos cursos de graduação avaliados - no ano de cálculo e nos dois anteriores - e a média dos conceitos dos programas de pós-graduação, dividas pelo número de estudantes matriculados nos diferentes níveis de ensino.
Entenda a nota dos cursos de graduação no Brasil: