Em média, os brasileiros leem quatro livros por ano. Um número baixo se comparado ao de outros países. Na Espanha, por exemplo, são 10 exemplares. Para deixar para trás esse cenário nada animador, especialistas dão a receita: é preciso criar hábito de leitura desde a infância.
Ana Kelly Vasconcelos, professora de português no Instituto Presbiteriano Mackenzie, de São Paulo, diz que o hábito deve vir desde cedo.
Leia mais sobre educação e carreira
10 livros para se preparar para as provas do Enem
Veja opções de intercâmbio para driblar a alta do dólar
- Se o adolescente não vem da infância com um hábito de leitura, independentemente se usa ou não a internet, ele não vai ler - afirma Vasconcelos.
A professora aponta algumas atitudes que podem ajudar nessa tarefa:
1) Escolha um gênero literário que você goste
Não adianta insistir em ler poesia, se você acha chato. Narrativas geralmente agradam e, pelo fato de existirem tantos tipos (romance policial, ficção científica, fábulas, crônicas, ensaios) é provável que você encontre algo interessante.
É importante não se sentir intimidado pelo amigo que acabou de ler Grande Sertão Veredas. Mais vale ler o que realmente gosta do que esnobar títulos complicados.
2) Comece com cinco minutos por dia ou pense em número de páginas
Um objetivo de duas horas de leitura diárias, por exemplo, é irreal e irá fazê-lo desistir. Se você ler duas páginas por dia, mas for perseverante, as chances de desenvolver o hábito serão maiores.
Não desista e nem pare por aí. A cada 15 dias, aumente esse tempo. Após algumas semanas, o hábito se formará e, naturalmente, você terá o desejo de ler mais.
3) Encontre um parceiro de leitura
Pode ser um amigo que já é um leitor maduro e que dará indicações de títulos e checar de vez em quando se você está progredindo, ou alguém que, assim como você, está iniciando. Juntos vocês poderão trocar ideias e se encorajar mutuamente.
4) Não critique as escolhas de leitura dos filhos
É bom que o adolescente se sinta estimulado a ler, mesmo que o gênero não seja o da preferência dos adultos. Presentear os filhos com vale-presente de livrarias também ajuda..