Ao todo, 215 internos da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg) e do Presídio Regional de Pelotas (PRP) realizaram nesta terça-feira (29) as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que oportuniza a conclusão do ensino fundamental.
Sete salas da Perg foram adaptadas para a realização das provas do Encceja nos períodos da manhã e tarde desta terça. O número de inscritos surpreendeu a administração da penitenciária.
“Foi uma grande surpresa. Batemos o nosso recorde de inscritos e temos a informação de que somos a penitenciária com mais inscritos no Estado, 199 internos. Com certeza estamos cumprindo o que a Lei de Execução Penal determina. O preso tem direito à saúde e à educação”, disse Guilherme Ulguim. Vinte dias antes da prova, a Perg disponibilizou apostilas para estimular o estudo dos detentos. “Eu entendo que essas oportunidades preparam o interno para pensar na vida profissional quando sai daqui”, concluiu.
O exame é constituído por questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Além disso, existe a proposta de uma redação. Se aprovado, o detento tem a conclusão do ensino fundamental certificada. O documento deve ser retirado nas instituições representativas da Secretaria de Educação do Estado dos municípios.