As obras de reparo na rede elétrica de um dos prédios da Escola Estadual Raul Pilla, localizada na Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, podem demorar mais 30 dias para começar. Este é o tempo necessário para a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado e a Secretaria Esstadual de Educação (Seduc) concluírem o processo de contratação e liberação da verba para a obra. A previsão de gastos será divulgada apenas na segunda-feira (11). O prédio está sem luz há 34 dias por causa de uma sobrecarga que comprometeu a fiação.
O diretor-geral da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Dédo Machado, informou que a partir de segunda-feira (11) o processo levará 10 dias para ser concretizado dentro da secretaria. Após a última inspeção, que acontecerá neste dia, será analisado quanto será gasto e quais as obras necessárias. Logo após, a secretaria vai acionar um cadastro de empresas e a que oferecer o menor custo, vai ser contratado. Após a contratação, leva-se mais 10 dias para a secretaria de educação liberar a verba.
A escola Raul Pilla está sem luz há 34 dias e tem programado as aulas de acordo com as condições do tempo. Segundo a professora, Vera Costa, que trabalha na secretaria da escola, a partir da próxima semana o sistema de aulas vai mudar. Todos os alunos da manhã sairão, independente do clima, ao meio-dia e a tarde as alunas serão normais. Nos dias em que escurecer mais cedo, os alunos serão liberados às 17h. Após o retorno da energia, a escola vai recuperar as aulas. Até esta sexta-feira (11), o esquema de aulas continua em dias de sol, saída ao meio-dia e, em dias nublados, às 10h15. Ainda hoje os alunos da tarde saem às 16h e, durante a noite, as aulas são normais no prédio com luz.